Num contexto global onde viajar se democratizou, o turismo responsável evoluiu de uma tendência passageira para um modelo essencial. Com o setor turístico consolidado como um dos principais motores económicos do país, é fundamental implementar práticas de gestão sustentável que assegurem um futuro mais próspero e duradouro, beneficiando tanto os territórios como os seus habitantes.
O Grupo Hotusa aspira a ser uma referência na transformação do turismo para este novo modelo, equilibrando o desenvolvimento económico da empresa com a responsabilidade ambiental e social. O seu compromisso materializa-se em sete áreas-chave: preservação do património e da cultura; recuperação do legado histórico; redução do impacto ambiental; promoção da formação e da empregabilidade; investigação e divulgação; coesão territorial e promoção de eventos solidários.
TURISMO MAIS RICO E DURADOURO
Em linha com o seu plano estratégico, o grupo aposta num modelo de turismo de qualidade baseado na conservação do património histórico e cultural dos destinos, mantendo e potenciando a singularidade de cada cidade e território. Para o Grupo Hotusa, uma das oportunidades para garantir o futuro do setor passa por promover uma nova abordagem centrada na sensibilidade para com o património cultural e histórico e na diferenciação dos destinos.
Em consonância com esta filosofia, Áurea Hotels, a marca hoteleira de assinatura da Eurostars Hotel Company, posiciona-se como a representação máxima do compromisso da empresa com a cultura. Esta cadeia de hotéis situados em edifícios históricos e ligados à recuperação do património continuará a crescer nos próximos anos, em detrimento do produto indiferenciado e impessoal.
A coesão territorial é outro eixo-chave da atividade da empresa. O Grupo Hotusa reforça a sua aposta em promover, através da sua atividade empresarial, a reativação de zonas em risco de despovoamento, gerando riqueza local, modernizando o território e criando emprego. Este compromisso manifesta-se através de iniciativas que promovem a empregabilidade e desenvolvem infraestruturas locais.
O Grupo Hotusa tem investido significativamente no seu Plano de Transição Ecológica, focado na redução do consumo de energia e água, na redução das emissões de CO2, na gestão e reciclagem de resíduos e na minimização do impacto ambiental. Estes esforços permitiram uma redução significativa da utilização de energia primária não renovável, com a implementação de projetos de energia fotovoltaica e sistemas de iluminação LED que melhoram a eficiência energética. Com estas medidas, em 2023, o consumo de quilowatts foi reduzido em mais de 20%. A instalação fotovoltaica nos hotéis gerou energia limpa e renovável, equivalente à plantação de 27.583 árvores num ano, com a previsão de duplicar esta capacidade no próximo ano. Em Itália, a empresa garante que 100% da energia contratada é renovável e, para o período 2024-2025, está previsto um acordo para reduzir as emissões de CO2 nos hotéis da Europa de Leste.
Além disso, todo o óleo utilizado nas cozinhas é atualmente convertido em biocombustível e mais de 70% das compras da empresa são provenientes de produtos locais. Foram implementados programas de avaliação da utilização da água para monitorizar os redutores de caudal e os cloradores salinos, para reduzir o consumo de água nos hotéis.
Foram também instalados sistemas de irrigação eficientes que promovem a poupança, no âmbito de projetos de melhoria das instalações, para reutilizar as águas cinzentas.
Através deste roteiro, que inclui importantes investimentos e projetos inovadores, o grupo procura construir um futuro mais sustentável para a indústria turística, gerando procura e negócio, impulsionando o setor e garantindo um impacto valioso através das diferentes empresas do grupo: Restel, Keytel e a cadeia hoteleira Eurostars Hotel Company.
Esta vocação de permanência implica necessariamente uma visão de futuro sustentável e uma consequente transformação. Neste processo, uma cultura empresarial partilhada e um propósito claro são imperativos. Como refere Amancio López, presidente da empresa, “temos de deixar um legado e, para isso, tem de haver um compromisso do Grupo Hotusa com as suas pessoas, com o território e com a sociedade”.
O projeto destaca-se pela sua firme determinação e por uma visão orientada para a continuidade a longo prazo, apoiada numa organização eficiente e na capacidade de replicar modelos de sucesso que garantem o crescimento da empresa.