A missão de devolver à Natureza mais do que recebe é um dos motes da nova peça de comunicação da Água das Pedras, instalada na Avenida da Índia, em Belém, Lisboa: um outdoor composto por quase 500 plantas que, tal como a água, é Natural.
Esta iniciativa é um organismo vivo, um miniecossistema que vem dar mais vida à rua, e cuja atuação não se limita no espaço nem no tempo. Após 28 dias de exposição, a vegetação utilizada será transplantada para o Pedras Salgadas Spa & Nature Park, onde será acrescentada às 1.800 espécies plantadas no âmbito do programa de reflorestação em curso. Contribuindo para a regeneração dos solos, a reflorestação e a biodiversidade do Parque, estima-se que estas plantas potenciem o sequestro de 500kg de dióxido de carbono por ano.
UM OUTDOOR NATURAL E RECICLÁVEL
A vegetação que compõe este outdoor natural é proveniente, em cerca de 90%, de produção nacional e as cinco espécies escolhidas são resistentes e adequadas a estar ao ar livre durante toda a ação. Em prol da economia circular, os restantes materiais utilizados no outdoor são também eles naturais, como a madeira, ou 100% recicláveis.
Vasco Ribeiro, Marketing Manager Águas, Sidras e Mercados Globais do Super Bock Group, destaca que “Pedras é uma marca que, pela sua origem, tem um compromisso firme com a preservação da Natureza e dos recursos. É nesse sentido que tem apostado, ao longo dos anos, em iniciativas que visem reduzir o impacto da sua atividade no ambiente e contribuir positivamente para a promoção da economia circular, como o caso do “Dar de Volta”, um programa em torno da responsabilidade ambiental onde foram promovidas iniciativas tais como a plantação em Rebordochão de 3.000 espécies autóctones e a Manutenção e Gestão Florestal em Valpaços. “
“Este outdoor surpreende, agora, pela forma como foi construído e pela reutilização total garantindo que nada se destrói, tudo se transforma. Simultaneamente, ainda que de forma simbólica e num caminho que Pedras tem também de continuar a percorrer, torna visível aquele que é o pilar mais importante da marca, a harmonia perfeita com a Natureza”, conclui Vasco Ribeiro.
O desenvolvimento desta ativação contou com os contributos da Initiative, da JCDecaux, da BBDO e da Fios Jardins Suspensos.
ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE DA MARCA PEDRAS
Conscientes de que a água é um recurso finito e que deve ser preservado, o Super Bock Group, detentor da marca Pedras, quer compensar até 2050 em mais de 40% do consumo de água através de ações de restauro de solos e reflorestação, de modo a promover o seu uso eficiente e contribuir para a regeneração dos solos e biodiversidade.
Enquanto marca, Pedras tem a preocupação acrescida de assegurar a sustentabilidade dos ecossistemas nos quais se inserem as suas captações: os Parque Naturais. Nesse sentido, em 2021, deu-se também início ao projeto de reflorestação, com o apoio da ANP|WWF, para expandir o atual espaço arbóreo de 20 hectares do Pedras Salgadas Spa & Nature Park para 26,3 hectares com potencial para sequestrar anualmente entre 25 e 69 toneladas de CO2 por ano, atingindo, à data, a meta acordada de 1.800 árvores, à qual se juntarão as plantas deste outdoor.
Iniciativas que contribuem para um mundo cada vez mais sustentável e equilibrado. Um esforço que deve ser visto para toda a população como um incentivo a práticas cada vez mais ecológicas na rotina de todos.