Procurar
Close this search box.

Nova árvore descoberta é apelidada com o nome de Leonardo DiCaprio

leonardo-dicaprio-arvore-essencia-ambiente

Quatro metros de altura e flores largas de um tom verde-amarelo. É assim que se caracteriza a árvore com o nome de Leonardo DiCaprio. Cientistas dos Jardins Botânicos Reais, em Londres, descobriram uma nova árvore tropical na Floresta de Ebo, em África, e como forma de agradecimento ao ator norte-americano e ativista ambiental nomearam-na de “Uvariopsis dicaprio”. Esta foi uma homenagem a Leonardo DiCaprio, uma vez que, em 2020, ajudou a preservar aquela que é uma das últimas florestas tropicais de África.

Nessa altura, o ator alertou para o risco de desflorestação em Ebo com a aproximação de uma concessão daquele habitat para a indústria madeireira. Os alertas feitos pelo ator de Hollywood permitiram que o movimento de proteção ganhasse uma força maior, o que fez com que o Presidente dos Camarões cancelasse o contrato de concessão da floresta.

NOMEAÇÃO EM PROL DA DIMINUIÇÃO DO RISCO DE EXTINÇÃO

A espécie “Uvariopsis dicaprio” se não tivesse sido nomeada pela comunidade científica, o risco de extinção era muito maior, uma vez que a proteção da nova espécie se torna mais difícil.

A mesma foi já classificada como uma espécie em risco de extinção, uma vez que o seu habitat não é ainda considerado uma reserva natural, pelo que futuros contratos para concessões da indústria madeireira e mineração continuam a ameaçar a floresta de Ebo.

Contudo, além desta árvore, a investigação descobriu novas árvores e nomearam outras 204, em todo o mundo. Em Ebo, a descoberta de novas espécies é feita em parceria com o Herbanário Nacional dos Camarões, apoiado pelo Aliança da Vida Selvagem do Zoo de San Diego, que tem procurado preservar esta floresta há 20 anos.

A lista de descobertas é uma chamada de atenção em como esta é a última hipótese de encontrar novas espécies, nomeá-las e protegê-las antes que se tornem extintas. É fundamental a consciencialização e a luta por  uma floresta verde e sustentável, sobretudo, em prol de um planeta mais equilibrado.