Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Maia aposta na requalificação do parque habitacional garantindo sustentabilidade social e ambiental

maia-requalificação-parque-essencia-ambiente

Sendo a habitação um direito absolutamente essencial e fundamental por razões de sustentabilidade social, de sustentabilidade ambiental e de renovação da cidade, a Câmara Municipal da Maia e a Espaço Municipal têm vindo a apostar na reabilitação da quase totalidade do edificado público da Maia. Decorrente da sua política de habitação, a Maia tem vindo a assistir a mudanças muito significativas que se traduziram em transformações quantitativas e qualitativas no parque habitacional existente e que, acima de tudo, representaram impactos relevantes em matéria de coesão, integração e desenvolvimento social e ambiental do território.

Para o Conselho de Administração da Espaço Municipal “a nossa proximidade com a realidade da população permite-nos uma resposta muito mais eficiente. Reconhecemos as falhas a suprir, e mediante uma eficaz estratégia pública de habitação, respondemos prontamente às mais prementes necessidades sociais da classe média mais vulnerável”. Acrescentando, “a resposta municipal teve especial incidência no empreendimento do Sobreiro, com cerca de 500 habitações. Reabilitados os blocos e as torres que compõem este complexo habitacional, construído na década de 70, quisemos abri-lo à cidade através da construção de vias de acesso, amplas áreas ajardinadas e de uma rotunda fundamental que nasceu no lugar do bloco 63, demolido em 2020”.

Porque a vida não pode estar limitada a quatro paredes, a missão da Espaço Municipal não se esgota na atribuição de alojamentos e na sua gestão. Vão mais além, garantindo o bem-estar de quem habita os seus empreendimentos. Tornaram os edifícios termicamente mais eficientes, com melhoria significativa da qualidade do ar interior, contribuindo assim para maior conforto das famílias. Mas para além da manutenção, reparação e reabilitação dos edifícios e respetivas frações, a Espaço Municipal assegura, ainda, a comparticipação na manutenção dos espaços ajardinados integrados nos diversos empreendimentos e construiu hortas comunitárias.

Num investimento total de 21 681 000 €, a Espaço Municipal gere atualmente 2389 fogos, distribuídos por 46 empreendimentos.

HABITAÇÃO DIGNA E QUALIDADE DE VIDA

“Queremos continuar a criar qualidade de vida para os maiatos que vivem nos espaços habitacionais sob a nossa gestão. O Sobreiro está plenamente integrado na malha urbana e os restantes empreendimentos das freguesias vizinhas estão totalmente revalorizados. A estratégia de reabilitação do já edificado vai manter-se. E em 2022 vamos avançar com a recuperação dos blocos 41 a 47. Continuaremos a providenciar o acesso a uma habitação digna para os grupos populacionais social e economicamente mais vulneráveis. Vamos avançar com a construção de novas habitações e com a reabilitação contínua dos empreendimentos existentes ainda não intervencionados” remata o Conselho de Administração.

Este é mais um exemplo que demonstra que a Maia caminha rumo à sustentabilidade integral. Um excelente exemplo de “Resiliência Urbana” que alia a coesão territorial, em comunidades com economias mais autónomas e com soluções mais “verdes” e ambientalmente/climaticamente mais amigáveis em prol de uma sociedade socialmente mais justa e inclusiva a todos os níveis.