Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Maia lança livro onde destaca a sustentabilidade integral percorrida

livro-sustentavel-maia-essência-ambiente

Com o objetivo de disponibilizar à comunidade educativa da Maia, bem como às gerações futuras, uma publicação retrospetiva e prospetiva sobre a sustentabilidade percorrida até então pelo concelho, o Município da Maia lançou o livro “Maia – uma comunidade a caminho da sustentabilidade integral”.

Neste livro poderão ser encontrados relatos e notícias de factos concretos relacionados com o caminho que o Município tem percorrido rumo à sustentabilidade do território concelhio da Maia. 

O mesmo foi lançado no Dia Mundial do Ambiente, numa cerimónia realizada no Salão Nobre e transmitida em direto nas redes sociais do Município. O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António da Silva Tiago, agradeceu a presença dos jovens que assistiram à cerimónia, salientando que este livro agora lançado, tem como propósito oferecer-lhes “um legado de muito esforço, trabalho e dedicação que não se irá esgotar, pois quereremos sempre fazer mais pelo ambiente”.

O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Na cerimónia, Pedro Sousa, Presidente do Núcleo Regional do Porto da Associação Ambientalista QUERCUS, não deixou de referir a importância da educação ambiental e do papel das gerações mais jovens no combate às alterações climáticas. Considerou a cooperação institucional entre a QUERCUS e a Câmara Municipal da Maia um dos melhores exemplos do país, relembrando algumas das iniciativas realizadas em conjunto.

 “Falar do ambiente faz parte do ADN da Maia”, referiu o Bispo Auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, que destacou a importância do papel da população, pois são as pessoas quem “definem o território”. Nos anos 90, Américo Aguiar participou no caminho do concelho rumo à sustentabilidade integral, cumprindo a missão de Eco Conselheiro para a educação no Município.

Ainda na cerimónia foram entregues certificados de participação e um exemplar do livro lançado aos alunos maiatos que se destacaram com a participação no concurso de Ideias Criativas imPEC, realizado durante o ano letivo 2020-2021, inserido no âmbito do projeto SPARCS – Sustainable Energy Positive & Zero Carbon Communities. Os temas centrais foram a neutralidade carbónica e a positividade energética.

Para terminar o lançamento do livro, o Coral Infantil Municipal dos Pequenos Cantores da Maia, apresentaram em estreia absoluta a canção “Carbono Zero”, que aborda temas como a mobilidade sustentável e o abandono de plástico.