Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

iRec fomenta a economia circular premiando a devolução de embalagens

garrafa-sustentabilidade-essencia-ambiente

Com o objetivo de desafiar todos os consumidores a devolver as embalagens de bebidas vazias e inseri-las, uma vez mais, no ciclo de produção de novas embalagens ou produtos, a Cascais Ambiente em parceria com a Nova School of Business and Economics – SBE desenvolveu o projeto piloto iRec. Um projeto que oferece benefícios a quem abraçar este desafio.

De acordo com a Cascais Ambiente “milhões de garrafas de plástico vão parar aos oceanos e até já existe uma grande ilha de lixo no Pacífico com 17 vezes o tamanho de Portugal.” Para contrariar esta problemática ambiental atual, este projeto desafia os portugueses a devolverem as embalagens vazias de forma a fazer bem ao ambiente e contribuir para uma poupança diária.

Sob o mote “Inovar a Reciclagem”, esta iniciativa demonstra a importância do princípio da economia circular, onde nada se perde e tudo se transforma. Os produtos são feitos com o propósito de serem reciclados ou reutilizados, protegendo os valiosos recursos naturais do planeta.

COMO FUNCIONA TODO O PROCESSO

Em 2022, o sistema de depósito de embalagens será obrigatório em Portugal, mas graças ao Financiamento dos EEA Grants e do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, Cascais avança na linha da frente e segue com este projeto piloto.

Para isso, as pessoas interessadas devem entregar as embalagens vazias num dos 10 supermercados parceiros e inseri-las uma a uma na máquina de depósito. É importante, ainda, que se leve a embalagem intacta, com o rótulo e a tampa, pois tudo é valorizado. De seguida, é emitido um talão para recolher prémios através da aplicação móvel “City Points Cascais”.

As embalagens recolhidas são, posteriormente, triadas e reencaminhadas para os parceiros que aceitaram o desafio de dar-lhes uma nova vida.

Em seis meses, o iRec já recolheu mais de 400 mil embalagens, através das 15 máquinas de depósito localizadas nos maiores retalhistas e mercado do concelho. A sua localização pode ser consultada no site do projeto.

Reciclar é investir nas pessoas, no planeta, no futuro”. É esta a mensagem que o projeto iRec quer passar à comunidade para ser possível a reflexão no ambiente. Através deste tipo de ações é possível mitigar as graves problemáticas ambientais atais e garantir o futuro das próximas gerações. Mas, o esforço tem de ser coletivo.