De acordo com o estudo “Sustainable Packaging. Has the COVID-19 pandemic changed everything?”, 85% dos consumidores europeus valorizam o packaging sustentável dos produtos. A investigação envolveu mais de 9000 pessoas, de 12 países europeus, incluindo Portugal, e revela que a consciencialização ambiental e o incremento de comportamentos sustentáveis estão cada vez mais em voga.
Segundo este estudo, 85% dos inquiridos preferem comprar produtos que utilizem a menor percentagem possível de embalagens e cerca de 29% admite que já deixou de comprar determinadas marcas por não serem sustentáveis.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PREOCUPA OS CONSUMIDORES
Para a DS Smith “este novo estudo não só revela as modificações causadas pela COVID-19, como também mostra as prioridades que se têm mantido e que a sustentabilidade continua a ser bastante importante para os consumidores em toda a Europa”. Salientando, “os retalhistas e as marcas devem adotar packaging sustentável, de modo a garantir que colhem benefícios para o ambiente e para os consumidores”.
Com a evolução da pandemia da COVID-19, mais de metade dos inquiridos realçaram que fizeram as suas compras online e que as respetivas embalagens não eram sustentáveis. Contudo, um em cada cinco dos consumidores afirmam que deixaram de comprar a alguns retalhistas online por o seu packaging não ser sustentável.
Segundo a entidade, as empresas devem investir em soluções circulares de packaging que respondam aos desafios atuais do ambiente. É, desta forma, determinante desenvolver a consciencialização ao nível das empresas por forma a promover a responsabilidade social e ambiental e mitigar alguns dos problemas do Planeta, que poderão afetar as próximas gerações.