Prevenir o impacto das alterações climáticas e as alterações globais provocadas pela atividade humana na contaminação das águas subterrâneas é o objetivo da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA que vai desenvolver uma nova ferramenta digital de Inteligência Artificial para o efeito. O projeto MAR2PROTECT, coordenado pelos investigadores Ana B. Pereiro e João M. M. Araújo, recebeu um financiamento superior a 4 milhões de euros, no âmbito das Ações de Investigação e Inovação do Programa Horizonte Europa.
Para tal, a equipa de investigadores da FCT NOVA vai desenvolver uma ferramenta digital que recebe informações em tempo real de sensores colocados em locais de risco, com o objetivo de apoiar os decisores políticos no combate à degradação da qualidade da água.
EM QUE CONSISTE ESTA FERRAMENTA DIGITAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A ferramenta é baseada numa abordagem de nova geração de Recarga Controlada dos Aquíferos (MAR), com a finalidade de melhorar a qualidade e a quantidade das águas subterrâneas. Pretende-se que o MAR2PROTECT leve a uma melhoria acentuada da proteção das águas subterrâneas em toda a União Europeia, assim como a criação de conhecimento para uma gestão sustentável da água. O objetivo é apoiar os decisores políticos no combate à degradação da qualidade da água.
Em Portugal, a fase de teste será implementada no Rio Lima, no Norte de Portugal, que tem sido um ponto sensível de poluição de águas subterrâneas; e nas Águas do Tejo Atlântico em Frielas, que serve os Municípios da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra e Vila Franca de Xira. No entanto, esta ferramenta vai ainda coletar informações de diferentes ecossistemas, incluindo Itália, Espanha, Holanda, Tunísia e África do Sul, para captar uma ampla gama de informações e configurações de condições climáticas, poluição e contexto social.
Projetos que fazem a diferença na proteção da biodiversidade e dos ecossistemas. Através deste tipo de projetos é agora muito mais fácil atingir patamares favoráveis na proteção do ambiente.