Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Universidade de Coimbra promove conferência: “Energia Sustentável e Clima nos Municípios”

EVENTO-UC-ENERGIA-CLIMA

O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)  dinamizou, no dia 25 de outubro, a conferência nacional sobre “Energia Sustentável e Clima nos Municípios”. A iniciativa, organizada no âmbito do projeto “OwnYourSECAP”, decorreu no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz.

De acordo com Fernando Martins, investigador e doutorando no ISR,  “este evento foi de extrema importância, uma vez que abordou questões essenciais relacionadas com a sustentabilidade energética e o clima em contextos municipais.” Revelando que “a conferência reuniu especialistas, representantes governamentais e a comunidade universitária para discutir soluções e estratégias concretas que podem contribuir para um futuro mais sustentável”.

TEMAS DEBATIDOS NA CONFERÊNCIA “ENERGIA SUSTENTÁVEL E CLIMA NOS MUNICÍPIOS”

Durante a iniciativa foram debatidos temas como a “Lei de Bases do Clima e o impacto nos Municípios” e a “Eficiência e Pobreza Energética”. Realizou-se, ainda, uma mesa-redonda técnica com a participação dos Municípios de Guimarães, Cascais, Coimbra e Figueira da Foz. No final, houve espaço para o “Painel de Discussão – Desafios e Oportunidades na Implementação de Políticas Locais Energéticas e Ambientais” e para o “Painel de representação de Portugal na Europa”.

“O principal objetivo do projeto “OwnYourSECAP” é fornecer uma abordagem sistemática para o desenvolvimento e implementação de energia sustentável e planos de ação climáticos nos municípios usando os conceitos de sistemas de gestão de energia (EnMS), de adaptação climática nos municípios conforme e, não menos importante, abordagens inovadoras que envolvam todas as partes interessadas”, explica o investigador da FCTUC.

Desta forma, “permitirá que os municípios fortaleçam as estruturas de decisão e envolvam representantes de diferentes departamentos e partes interessadas, garantam um compromisso político e mais recursos, assegurem a integração setorial e estabeleçam metas mais ambiciosas em direção à neutralidade e resiliência de carbono. No total, o OwnYourSECAP envolverá, treinará e auxiliará mais de 110 municípios alvo e de replicação e 1.500 funcionários públicos”, conclui.

Um excelente momento de reflexão que reuniu especialistas para discutir soluções que podem contribuir, significativamente, para um futuro mais verde.