Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Torres Vedras aposta em equipamentos municipais com iluminação LED

torres-vedras-sustentabilidade-essencia-ambiente

Com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade ambiental do planeta, o Município de Torres Vedras está a proceder à substituição de lâmpadas de iluminação fluorescente por lâmpadas LED, em vários centros de saúde e estabelecimentos de educação e ensino do Concelho. Este novo equipamento representa um investimento de cerca de 27.669 euros, cujo retorno se estima alcançar em menos de dois anos.

Ao todo, serão instaladas 3.211 lâmpadas desta tecnologia, que permitirão reduzir os custos anuais de faturação de eletricidade em cerca de 21.377 euros. Prevê-se uma poupança anual de 133.608,3 kWh e uma redução das emissões de dióxido de carbono na ordem dos 26.721 Kg por ano (200g/kWh).

A substituição será efetuada nas escolas básicas de Conquinha, Padre Vítor Melícias e São Gonçalo; no Jardim de Infância da Conquinha; e nos centros de saúde de Campelos, Carmões, Carvoeira, Dois Portos, Freiria, Maceira, Maxial, Ramalhal, Runa, Silveira, Torres Vedras e Turcifal.

TORRES VEDRAS E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Desde a primeira hora que o Município de Torres Vedras se comprometeu com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, defende que estes objetivos “são exemplo de como uma resposta alinhada se reflete diretamente na realidade de cidades, vilas e aldeias, impactando nas condições de vida de diferentes gerações.”

São várias as iniciativas, projetos e programas que consubstanciam o contributo de Torres Vedras para alcançar as metas estabelecidas pela ONU e que se encontram na Plataforma ODSlocal (https://essenciadoambiente.pt/odslocal-plataforma-coloca-em-pratica-os-ods-nos-municipios/), um portal que monitoriza o trabalho desenvolvido pelos municípios em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Município de Torres Vedras conquistou três distinções à margem da Conferência Anual da Plataforma ODSlocal: o Prémio ODSlocal – Subcategoria “Melhor Conjunto de Boas Práticas”, o “Selo Dinâmica” e o “Selo Desempenho”.

Excelentes estratégias que permitem não só o desenvolvimento sustentável local como a sustentabilidade ambiental do planeta.