Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

“Todos pelo IPO” regressa e ajuda a saúde e o ambiente

todos-pelo-ipo-electrao-essencia-ambiente

Com o objetivo de recolher, pelo menos, 100 toneladas de resíduos, o Electrão – Associação de Gestão de Resíduos junta-se este ano ao Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) para relançar a campanha de recolha de pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados.  A campanha, decorre até 31 de dezembro de 2022, e pretende reverter num montante mínimo de 32 mil euros os equipamentos recolhidos. A quantia atribuída será utilizada para aquisição de equipamentos médicos.

PROTEGER A SAÚDE E O AMBIENTE

As pilhas, baterias e os equipamentos elétricos usados que não são corretamente encaminhados para reciclagem constituem um problema grave para o ambiente e para a saúde humana, uma vez que à medida que se degradam vão poluindo o ar, o solo e a água pela libertação de componentes tóxicos nocivos. Assim, é urgente que estes aparelhos sejam encaminhados para reciclagem em unidades especializadas para o efeito.

Pedro Nazareth, CEO do Electrão, destaca que “ao dar as mãos ao IPO, no âmbito desta campanha, o Electrão reforça a sua missão que é também a de proteger a saúde humana. Paralelamente, continuamos a pugnar pela defesa do ambiente e a promover o correto encaminhamento de pilhas, baterias e equipamentos elétricos para reciclagem”.

COMO PARTICIPAR NA CAMPANHA

Todas os cidadãos podem contribuir para o sucesso desta iniciativa entregando pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados em qualquer um dos 8 mil pontos de recolha da rede Electrão. Na zona de Lisboa, no caso de grandes eletrodomésticos, pode ser solicitado o serviço de recolha ao domicílio através de um número de telefone gratuito.

Também podem associar-se a esta campanha as empresas de todo o país, através da dinamização de ações internas para reunir pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, solicitando a posterior recolha ao Electrão.

Os resultados da campanha “Todos pelo IPO” serão divulgados em fevereiro de 2023.

Excelentes iniciativas que desafiam os portugueses a incrementar hábitos de reciclagem e ajudar o IPO na sua missão. Pequenos gestos como este de encaminhar para reciclagem REEE – resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos fazem toda a diferença não só na proteção do ambiente como na vida da comunidade em geral.