Os mais lidos

Terramay convida a “Plantar o Futuro”

TERRAMAY-ESSENCIA-AMBIENTE

Tendo como intuito lutar contra a desertificação natural, social e económica vai decorrer a iniciativa “Terramay – Plantar o Futuro” – uma ação organizada pela Terramay e que conta com o apoio da Câmara Municipal do Alandroal – no próximo dia 7 de janeiro. O objetivo? O plantio de 5.014 árvores nas margens do Alqueva. O evento realiza-se entre as 09h00 e as 16h00 e qualquer pessoa ou família pode participar, só têm de se inscrever através do envio de um email ou chamada telefónica para a Terramay.

“O investimento na saúde dos ecossistemas é a única base para termos um território, que no futuro, garanta a segurança alimentar, climática e económica para as gerações mais jovens e vindouras, que têm o mesmo direito à liberdade, saúde e segurança que nós tivemos até hoje!”, salienta a Terramay.

TERRAMAY “PLANTAR O FUTURO” SENSIBILIZA A COMUNIDADE A PLANTAR ÁRVORES

Desta forma, esta iniciativa é assinalada no dia em que marca a terceira fase de reflorestação do projeto Terramay que desde 2020 já plantou cerca de 3.600 árvores, sendo que o objetivo desta vez passa por plantar 5.014 árvores e arbustos autóctones, exatamente o número de habitantes registado no Censos de 2021 deste concelho.

“Para além de fortalecermos a relação das pessoas com a natureza, é uma forma de sensibilizar todos para a importância da floresta, dos solos e das águas, que são responsáveis pelo equilíbrio e saúde do ecossistema em que vivemos, e do qual tanto dependemos, nos variados aspetos, entre eles, a alimentação, fator imprescindível para a nossa saúde.”, afirma David de Brito, cofundador da Terramay e promotor da iniciativa.

A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal do Alandroal que, para além do contributo de alguns colaboradores da autarquia durante o plantio das árvores, disponibiliza transporte gratuito para todos os que quiserem participar no evento, a partir do Alandroal, incluindo almoço gratuito, volta de pónei para os mais pequenos e um certificado de participação.

A doação das árvores para a ação de proteção dos ecossistemas é feita pelos projetos Life Terra, Desert Adapt e, ainda, pela associação Além Risco, uma das associações mais importantes na divulgação dos problemas da desertificação no território alentejano e que visa plantar 50.000 árvores no distrito de Évora.

O projeto “Terramay – Plantar o Futuro” é uma ação que visa ter um impacto significativo, local e social, sensibilizando a comunidade para um futuro mais sustentável para o planeta. A todos os que quiserem participar todas as informações necessárias encontram-se no evento criado na rede social Facebook.

Também poderá gostar de ler...