Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

ZERO representa Portugal no “Ativa ClimACT” em prol da ação climática junto dos jovens

jornadas-pedagogicas-aspea-zero-actclimc

“O clima da Terra mudou muito ao longo da história. Apenas nos últimos 650.000 anos ocorreram setes ciclos de avanço e recuo glacial, com o fim abrupto da última era do gelo, há cerca de 11.700 anos, marcando o início da era do clima moderno e da civilização humana. Muitas dessas mudanças climáticas são atribuídas a variações muito pequenas da órbita da Terra, que alteram a quantidade de energia solar que o planeta recebe.”, esta é uma conclusão da NASA – National Aeronautics and Space Administration, que o projeto “Climate action by European citizens delivers for development” destaca.

 A Zero – Associação Sistema Terreste Sustentável encontra-se inserida no projeto europeu “Climate action by European citizens delivers for development” (Ativa ClimACT, em português e a nível europeu o projeto apresenta-se como Spark ClimACT), este que esteve em destaque nas XXX Jornadas de Educação Ambiental da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

UM PROJETO COM IMPACTO POSITIVO NO AMBIENTE E NAS PESSOAS

O objetivo deste projeto é consciencializar as pessoas dos impactos das alterações climáticas nas suas vidas, mostrando que estamos todos conectados no que toca a este mesmo assunto. Tem também como objetivo motivar os cidadãos mais jovens, mas não só, a tomar ação por si mesmos, fornecendo as ferramentas adequadas para se tornarem ativistas e agentes ativos neste processo de mudança.

É um projeto financiado pela Comissão Europeia através do programa DEAR – Development Education and Awareness Raising (Educação para o Desenvolvimento e aumento da consciencialização, em português) e coordenado pela Oxfam Novib.

A ZERO representa Portugal no projeto e visa trabalhar a nível nacional nas componentes da: Comunicação, Formação e mobilização pela luta climática. Assim, os resultados esperados para cada componente do projeto são que os cidadãos da União Europeia estejam conscientes das ligações entre as alterações climáticas e o desenvolvimento; que os jovens da União Europeia e as Organizações da sociedade civil (OSC) tenham capacidade para agir no âmbito das alterações climáticas e que os cidadãos unam esforços pan-europeus para combater a alteração climática e para o desenvolvimento.

INICIATIVAS DO PROJETO

A “A exposição vai ter contigo” é uma das iniciativas que consta das atividades do projeto Ativa Climact – “Climate action by European citizens delivers for development”, financiado pela Comissão Europeia. O objetivo principal da iniciativa é sensibilizar, alertar e envolver os jovens cidadãos para a ação climática, através de uma exposição sobre esta questão preocupante das alterações climáticas, em relação à qual o futuro não é promissor.

Este projeto pretende levar uma exposição sobre as alterações climáticas até às escolas e universidades, possibilitando que os alunos acedam ao conhecimento sobre o tema, desenvolvendo consciência da necessidade de ação contra a crise climática que vivemos.

O projeto europeu “Climate action by European citizens delivers for development” decorrerá até 31 julho de 2024 e é direcionado nomeadamente aos jovens, mas convida a que todos lutem pela ação climática.