Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Super Bock Group, ANP|WWF e alunos de Vila Pouca de Aguiar promovem aumento de polinizadores na região

polinizadores-regiao-essencia-ambiente

O Super Bock Group e a ANP|WWF instalaram hotéis para polinizadores nos terrenos contíguos ao Pedras Salgadas Spa & Nature Park. As estruturas foram construídas por alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, concelho que tem na apicultura um dos principais setores de atividade. A ação assinalou o Dia Mundial da Abelha e teve como objetivo promover a proteção desta importante espécie e de outros polinizadores.

Segundo a ONU, cerca de 90% das plantações silvestres dependem das espécies polinizadoras, bem como 75% das plantações de alimentos. Para Vila Pouca de Aguiar, a preservação desta espécie é ainda mais relevante. Conhecida pela produção de mel, a apicultura é um importante setor de atividade na região. Anualmente, os 97 apicultores, 288 apiários e 5.795 colónias geram para o concelho 40,5 toneladas de mel, o que corresponde a cerca de 142.000€.

AÇÃO DE RESTAURO ECOLÓGICO

Esta foi mais uma ação integrada no projeto de restauro ecológico nos terrenos contíguos ao Pedras Salgadas Spa & Nature Park, dinamizado pelo Super Bock Group, com o apoio da ANP|WWF. O projeto visa expandir o espaço arbóreo de 20 para 26,3 hectares, numa lógica agroflorestal de recuperação dos solos e aumento da capacidade de retenção de água, para além de permitir o sequestro anual de CO2.

Desde 2021, data do seu arranque, foram já plantadas cerca de 1800 árvores nativas da região, construído um charco para benefício da biodiversidade local, em especial insetos e répteis, e, à sua volta foram plantadas diversas espécies de plantas aromáticas para criar uma cortina, de forma a assegurar abrigo e alimento a diversas espécies de fauna que procuram refúgio naquele local.

Para a Diretora de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Super Bock Group, Graça Borges “enquanto empresa de bebidas e em concreto de águas minerais naturais como é o caso de Pedras, estamos altamente empenhados em contribuir para a proteção das áreas envolventes às nossas unidades fabris e unidades hoteleiras, como é o caso do Pedras Salgadas Spa & Nature Park. Fazemo-lo através de projetos como o restauro ecológico deste parque, para o qual contamos com o precioso conhecimento da ANP|WWF, com benefícios para toda a comunidade local, tão dependente desta biodiversidade e que fazemos sempre questão de envolver. É muito gratificante ver a transformação que está a acontecer no Terreno do Carrasco”.

Já a Coordenadora de Corporate da ANP|WWF, Catarina Barata, afirma que “assinalamos com esta ação o Dia Mundial da Abelha, um dia criado como forma de sensibilizar sobre o papel essencial dos polinizadores na manutenção da biodiversidade e, por conseguinte, na saúde humana e do planeta. Hoje construímos e colocamos, nesta região, estruturas que funcionam como hotéis para estes insetos. Com estas estruturas, aliadas ao charco que aqui também construímos e às espécies de plantas aromáticas que plantamos, estão reunidas as condições ideais para que aqui se estabeleçam mais populações de polinizadores, o que vai potenciar o aparecimento de novas espécies de flora e fauna. Nada disto seria possível sem a nossa parceria já duradoura com a Super Bock Group, uma vez que não podemos restaurar a natureza nem proteger os nossos ecossistemas sozinhos.”

Sem dúvida uma excelente ação em prol de um caminho futuro mais sustentável.