O projeto “Lenha”, de recolha e distribuição de lenha nas escolas básicas do concelho de Guimarães para aquecimento central dos edifícios, da Vitrus Ambiente, foi um dos projetos vencedores da 2ª edição dos Prémios Essência do Ambiente. O projeto foi distinguido na categoria “Boas Práticas”.
O projeto da entrega de lenha está assente na promoção de economia circular e, só no último ano, foram entregues 60 toneladas de lenha nas escolas que dispõem do sistema de caldeira a lenha para aquecimento central dos edifícios.
UM PROJETO QUE GARANTE UM CAMINHO FUTURO MAIS VERDE
O processo de recolha, preparação e entrega da lenha é inteiramente assumido pelos serviços da empresa municipal VITRUS, rentabilizando os recursos disponíveis. Este processo teve início em 2016 e até ao momento foram entregues 16 mil sacos de lenha, que se traduzem em cerca de 480 toneladas.
A lenha resulta da limpeza de caminhos públicos ou da recolha de árvores caídas e troncos das podas. Entretanto é devidamente cortada e acondicionada para a entrega nas escolas, numa iniciativa que visa rentabilizar os recursos disponíveis, reduzir o desperdício e proteger o ambiente da desflorestação. O processo da entrega de lenha nas escolas pela VITRUS decorre ao longo do ano, sendo claramente mais solicitado no período de inverno.
O Presidente do Conselho de Administração da Vitrus, Sérgio Castro Rocha, destacou o “orgulho pelo reconhecimento do trabalho efetuado por uma vasta equipa”, enaltecendo a “capacidade e profissionalismo de todos os colaboradores da Vitrus em servir a população de Guimarães com eficiência nos vários serviços desempenhados no âmbito das responsabilidades e compromissos assumidos pela empresa municipal”. Sérgio Castro Rocha ressalvou ainda que “mais do que os prémios e distinções, o importante é o caminho que estamos a trilhar no sentido de contribuir para o futuro ambientalmente sustentável e proporcionar o bem-estar das pessoas”.
A cerimónia de entrega de prémios contou, ainda, com um debate sobre “Mobilidade Sustentável: As pessoas no centro da (trans)formação.” cujo painel foi composto por Carla Pardal, Chefe de Divisão de Mobilidade e Gestão do Espaço Público no Município de Valongo, Elísio Oliveira, Presidente do STAR Institute, e Bernardo Sousa Rodrigues, Presidente da AEFEP.
Veja algumas fotografias do evento no álbum do facebook.