Município do Porto lança app para potenciar o acesso a produtos biológicos locais através do telemóvel

municipio-porto-app-produtos-biologicos-essencia-ambiente

O Município do Porto, em parceria com a startup nacional especializada na venda de frescos online, Hortee, vai lançar uma aplicação para telemóveis para permitir o acesso digital aos mercados da iniciativa Good Food HUBs. Pretendem, assim, tornar a compra de produtos biológicos, sazonais, frescos e de proximidade ainda mais cómoda e a preços acessíveis.

Através da plataforma, os consumidores vão poder escolher os produtos, as quantidades desejadas e o local de entrega. No entanto, numa primeira fase, a recolha ainda só é possível no Polo Universitário da Asprela. Através do telemóvel, torna-se, igualmente, mais simples a comunicação direta com o produtor, após encomenda ou a solicitação de informação mais específica.

GOOD FOOD HUBS FAZ PARTE DO “ASPRELA + SUSTENTÁVEL”

Promovido pelo Município do Porto em colaboração com sete instituições, o Good Food HUBs tem como objetivo fomentar uma alimentação saudável, sustentável e local no Porto, a começar na Asprela, através da aplicação Hortee que resulta de um processo de cocriação com produtores biológicos certificados e consumidores e tem como principais funcionalidades a segurança das transações, a garantia de prática de preços justos, a disponibilidade de produtos frescos, a redução do desperdício, promover a produção local e certificada.

Sob o lema “Muda a tua alimentação. Transforma o mundo”, o projeto engloba eventos de entrega/venda de alimentos, workshops, a promoção de critérios de sustentabilidade nas cantinas e projetos de investigação relacionados com o sistema alimentar.

Desde a sua criação, em outubro de 2022, já realizou 57 mercados, onde participaram dez produtores. Os cerca de dois mil clientes que aderiram compraram mais de duas toneladas de alimentos biológicos, movimentando mais de sete mil euros.

O Good Food HUBs faz parte do “Asprela + Sustentável”, a estratégia municipal para a criação da primeira comunidade de energia renovável naquele quilómetro quadrado do conhecimento e da sustentabilidade.