Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Não deixes cair a máscara é a nova campanha do Ministério do Ambiente

nao-deixes-cair-a-mascara-sensibilizaçao-ambiental-essencia-do-ambiente

Com o objetivo de promover a utilização de máscaras reutilizáveis e sensibilizar para a correta deposição de máscaras descartáveis, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática promove a campanha “Não Deixes Cair a Máscara.” Uma iniciativa que pretende evitar a produção de resíduos, promovendo um caminho futuro cada vez mais sustentável.

Apesar do seu público-alvo preferencial ser a população em idade escolar, reconhecida pela sua forte consciência ambiental, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática pretende sensibilizar e consciencializar um conjunto de pessoas mais alargado: pais e famílias, professores e outros elementos da comunidade escolar.

AUMENTO DA POLUIÇÃO DERIVADO À PANDEMIA DA COVID-19

De acordo com a WWF – World Wide Fund for Nature, cada máscara cirúrgica, que pesa, em média, cerca de quatro gramas, pode demorar até 400 anos a degradar-se, o que apresenta um grave problema ambiental se continuarem a ser descartadas de forma errada.

As estimativas indicam que o uso mensal de máscaras a nível nacional ronda os 150 milhões de unidades. E se 1% for depositada incorretamente, além do risco para a saúde pública, cerca de seis toneladas de plástico serão descartadas no solo, cursos de água e no mar.

Para contornar esta problemática, o movimento #NãoDeixesCairaMáscara está a ser difundido em vários meios de comunicação, através de um spot televisivo e de rádio, da presença online e em redes sociais. A iniciativa Não Deixes Cair a Máscara alerta para a necessidade das instituições e empresas se juntarem a esta ação e movimento, com o objetivo de prevenir a produção de resíduos, transformando o Planeta num lugar melhor.