Localizado a menos de duas horas do Porto e perto da Galiza, com caraterísticas geográficas e geológicas que lhe concedem uma posição de destaque, Melgaço – o destino de Natureza Mais Radical de Portugal – que pertence à Rede Natura 2000 – ficou integrado, pela terceira vez consecutiva, entre os 100 melhores destinos sustentáveis do mundo, no âmbito da distinção da região do Alto Minho “Top 100 Sustainable Destinations 2020”. A região ficou, ainda, em 2º lugar na categoria dos prémios Best of Europe.
O Município de Melgaço, situado na Área Protegida mais importante de Portugal, o Parque Nacional da Peneda-Gêres (PNPG) e consagrado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera, é, desta forma, um destino sustentável por excelência, onde é possível apreciar e descobrir o melhor da natureza.
Nesta região, são muitas as alternativas sustentáveis, em volta da natureza, sendo que os desportos de rio e de montanha, durante todo o ano, estão cada vez mais no auge da procura pelos turistas de todo o mundo.
RIO MINHO INTEGRA A REDE NATURA 2000
O Rio Minho, integrado na Rede Natura 2000, é também um ex-libris da região e destaca-se pela conservação de determinados habitats e espécies, nas quais as atividades humanas deverão ser compatíveis com a preservação destes valores.
De modo a assegurar a biodiversidade através da conservação de habitats naturais, da fauna e da flora selvagem, este território garante uma boa prossecução de políticas setoriais no âmbito da conservação da natureza, agrosilvopastorial, turística ou de obras públicas. Desta forma, o Rio Minho é vivido de forma sustentável do ponto de vista ecológico, económico e social.
Pelo destino de Natureza Mais Radical de Portugal não faltam opções ecológicas para desfrutar do melhor que Melgaço tem, sejam alternativas no seio da natureza, gastronómicas, radicais e culturais, para celebrar a vida e tudo o que ela tem de bom para o corpo e para o espírito.