De forma a dar uma nova vida aos inúmeros cabelos que diariamente acabam no chão dos salões de cabeleireiro, um coletivo de cabeleireiros no Reino Unido criou o “Green Salon Collective”. Uma iniciativa que transforma os resíduos de cabelo num suplemento de fertilizante ideal para a compostagem e retenção de humidade.
Segundo o coletivo, todos os resíduos de cabelos que acabam todos os dias no chão dariam para encher, todos os anos, 50 estádios de futebol.
Um dos cabeleireiros envolvidos na iniciativa, Ryan Crawford, possui uma horta experimental e, dessa forma, comprovou que os resíduos de cabelo permitem manter os rebentos intactos.
RESÍDUOS DE CABELO COM GRANDE POTENCIAL DE FILTRAGEM
O cabelo tem um alto teor de azoto o que faz com que tenha um grande potencial de filtragem.
Para comprovar esta vertente, com uma almofada com cabelos embrulhados numa rede, um dos fundadores do Green Salon Collective, demonstrou que facilmente é possível separar o óleo da água. O cabelo absorve naturalmente o óleo, sendo este um importante fator chave.
De acordo a investigação, um quilo de cabelo pode absorver até oito litros de óleo. Um importante fator comprovado, pois o Green Salon Collective já permitiu limpar um derrame de petróleo na Irlanda do Norte.
INICIATIVAS EM PROL DO AMBIENTE
O foco principal do Green Salon Collective é encontrar soluções circulares para os resíduos de salão. Desta forma, reciclam e recuperam o cabelo, as folhas usadas, os tubos de cores vazios, os produtos químicos, o plástico, o papel e até toalhas de salão.
Além disso, 100% de todo o lucro arrecadado com a reciclagem das suas matérias-primas ou de novos produtos feitos com os seus resíduos vão para instituições de solidariedade. Excelentes iniciativas que tornam o mundo mais verde e equilibrado.