Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Fafedry leva inovação nos tingimentos até ao reino animal

fafedry-inovacao-tingimentos-reino-animal-essencia-ambiente

A Fafedry, empresa de tinturaria e acabamentos têxteis com sede em Fafe, acaba de lançar um novo catálogo de cores naturais e minerais para responder à procura crescente dos clientes por tingimentos de tecidos e malhas mais ecológicos. Entre as amostras está uma opção feita a partir de insetos, a que chama ‘Goma-lacca’, um corante originado pelo inseto Karria Lacca.

De acordo com a empresa, este inseto é cultivado em árvores, principalmente nas áreas de Chattisgarh. O resíduo Shellac é utilizado para extrair o corante solúvel de Lac para a indústria têxtil e “os resultados são cores vermelhas e violeta e tem a vantagem de possuir propriedades antimicrobianas.”

CATALÓGO DE CORES A PENSAR NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Do catálogo fazem também parte opções como a casca de romã – da qual derivam cores como amarelo, cáqui e cinza -, a ruiva dos tintureiros, folhas de amoreira – usadas para tingir lã, seda e algodão -, a calêndula e outras opções naturais ou minerais.

Rui Pedro Freitas, do Departamento de Sustentabilidade, afirma que “é uma coleção singela de tonalidades suaves, terrosas, mas igualmente ricas e abrangentes, todas derivadas de fontes naturais e minerais.”

Mas as opções não de ficam por aqui, o catálogo também tem opções de corantes cerâmicos, que têm a vantagem de poderem ser aplicados em temperaturas mais baixas, o que economiza energia, contribuindo dessa forma a sustentabilidade ambiental do planeta.

Este é um excelente exemplo de um bom posicionamento de uma empresa em prol de um futuro melhor para todos. Uma ação a seguir por outras empresas, pois o esforço pela construção de um planeta mais sustentável é de todos.