Com o objetivo de levar os mais novos a adotarem comportamentos mais sustentáveis, o Pingo Doce, através do seu programa Amar o Mar, dinamizou ações de limpeza, em parceria com a Novo Verde, nas praias por onde passou a Liga MEO Surf 2022. No total, foram mobilizadas cerca de 610 crianças e recolhidos mais de 50 quilos de resíduos marinhos nos areais. Estas iniciativas decorreram no âmbito da associação do Grupo Jerónimo Martins a esta competição de surf, na qualidade de parceiro de sustentabilidade.
No decorrer das etapas da prova desportiva foram 20 as escolas do 1.º e 2.º ciclo que participaram nas iniciativas de limpeza e sensibilização nos areais das praias do Cabedelo (Figueira da Foz), Matosinhos (Porto), Ribeira d’Ilhas (Ericeira), Ribeira Grande (Açores) e Supertubos (Peniche). Antes de cada ação de limpeza, a mergulhadora Sónia Sousa Ell dinamizou ações de sensibilização junto das crianças, alertando-as para a importância e urgência de promover ativamente a conservação do Oceano e da vida marinha.
AÇÕES QUE FAZEM A DIFERENÇA NO COMBATE À POLUIÇÃO MARINHA
Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce, faz um balanço muito positivo deste conjunto de iniciativas, referindo que “a enorme adesão e entusiasmo com que as ações foram acolhidas em cada praia deixam-nos bastante satisfeitos e reforçam a nossa convicção de que a comunidade está cada vez mais desperta para a importância da preservação do Oceano e da sua biodiversidade. A todos os que participaram nesta iniciativa, o nosso muito obrigado, em particular aos mais novos, que começaram desde cedo a assumir um papel ativo nesta nobre missão de cuidar do planeta”.
Já Pedro Simões, Diretor-Geral da Novo Verde reforça que “é com enorme satisfação que unimos esforços com o Pingo Doce ao longo das cinco etapas da Liga MEO Surf 2022, para contribuir para uma geração mais informada e consciente sobre o correto encaminhamento de resíduos e a sua reciclagem. A Novo Verde procura constantemente ser um agente de mudança nos hábitos de reciclagem dos portugueses e, através destas ações de limpeza que decorreram nos cinco areais por onde esta competição passou, conseguimos envolver os cidadãos e alertar para a importância das suas ações no momento do descarte dos seus resíduos, bem como na escolha de produtos com menor pegada ambiental”.
No final de cada ação de limpeza foi feita a contabilização, triagem e encaminhamento correto de todos os resíduos recolhidos.
Iniciativas que fazem a diferença no combate à poluição marinha! Ações de sensibilização e educação ambiental com vista à verdadeira mudança do planeta, para que o ambiente seja livre esta poluição.