Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Consumidores associam as alterações climáticas à fatura de eletricidade

alteracoes-climaticas-fatura-eletricidade-essencia-ambiente

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, revelou que quase 9 em cada 10 consumidores, a nível global, acreditam que as alterações climáticas vão levar ao aumento das faturas de energia. O estudo desenvolvido pela empresa revela, ainda, que 7 em cada 10 consumidores consideram a redução da pegada de carbono uma prioridade pessoal e que mais de metade dá importância a ter uma casa neutra em emissões de carbono.

“Com o preço da energia a subir e o custo de vida mais alto do que nunca, juntamente com o número crescente de dispositivos e veículos elétricos na estrada, a gestão da energia doméstica é agora uma das maiores áreas de preocupação para os consumidores, empreiteiros, empresas e governos a nível global.”, revela Jaap Ham, Professor Adjunto de Engenharia Industrial e Ciências da Inovação da University of Technology em Eindhoven. Salientando que “neste momento, a maior barreira à mudança é a nossa mentalidade. Criámos bloqueios psicológicos que nos fazem fugir à responsabilidade de tomar medidas. Além disso, devemos ser capazes de proteger o ambiente sem comprometer o nosso conforto.”

DISPOSITIVOS SMART HOME PARA MELHORAR A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

O estudo veio demonstrar que os consumidores atuais querem seguir um estilo de vida sustentável, colocando a eficiência energética das casas como a sua maior prioridade. Desta forma, acreditam que os dispositivos com tecnologia “Smart Home” ajudam a tornar uma casa mais sustentável.

Além disso, os consumidores esperam, ainda, que o seu novo lar esteja equipado com dispositivos inteligentes, estando dispostos a gastar pelo menos o dobro em dispositivos que promovam a eficiência energética.

A par do aumento crescente do custo de vida, a gestão do consumo e a gestão dos custos de energia são os principais fatores que levam os consumidores a tomar medidas e a investir em soluções inteligentes e sustentáveis. A iluminação e os termóstatos inteligentes estão agora entre os dispositivos inteligentes mais comprados.

INOVAÇÃO DAS CASAS INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS

Através do desenvolvimento de soluções e materiais inovadores para reduzir a pegada de carbono, a Schneider Electric pode ajudar os consumidores a tornar a utilização de energia em casa mais inteligente e mais eficiente, bem como a reduzir o impacto das casas no planeta.

YiFu Qi, Executive Vice-President of Global Home and Distribution da Schneider Electric, refere que “na atual crise energética, os consumidores precisam de sentir que controlam a forma como a energia é produzida, armazenada e distribuída em casa – em termos de sustentabilidade e faturas energéticas”. Frisando que “a nossa investigação mostra que existe os consumidores têm agora uma maior compreensão sobre como podem melhorar a sua gestão energética doméstica, e de que a tecnologia doméstica inteligente pode ajudá-los a ser mais eficientes. O próximo passo é implementar este conhecimento antes que seja demasiado tarde.”

Um estudo que vem demonstrar a importância da reflexão ambiental para a vida de todos. Cabe-nos a nós, sociedade, encontrarmos os métodos concretos para a implementação de um modelo cada vez mais sustentável. Só assim é que é possível caminharmos num sentido mais verde, rumo à sustentabilidade integral do planeta.