Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Cinco dicas para reduzir o consumo de energia em casa

ajudar-ambiente-essencia-ambiente

Há muitas razões para procurar reduzir o consumo de energia de uma casa, nomeadamente ser sustentável e potenciar a redução da fatura da eletricidade no final do mês. Neste sentido, a Spotahome, uma plataforma de arrendamento de casas, que alia a tecnologia ao setor imobiliário, reuniu algumas dicas para ajudar os consumidores na sua rotina, mas, acima de tudo, para cuidar do planeta.

DICAS PARA UMA ROTINA ECO-FRIENDLY

Limitar o consumo dos eletrodomésticos

Em primeiro lugar, é importante ter-se aparelhos com o rótulo energético de A+ ou superior, com um grau de eficiência mais elevado e com um menor impacto ambiental. Além disso, eletrodomésticos como o forno ou a máquina de secar roupa, por exemplo, gastam muita energia e podem ser também utilizados com mais cautela.

Já nas máquinas de lavar roupa é possível reduzir o consumo, optando por programas com temperaturas mais baixas. Por outro lado, se estivermos a falar de aparelhos como os ares condicionados, por exemplo, é fundamental realizar limpezas regulares aos filtros.

Evitar o consumo fantasma

Existem máquinas que podem consumir mais quando estão em standby do que quando estão ligadas. Este consumo fantasma ou silencioso, como muitas vezes é apelidado, pode fazer com que os gastos sejam mais altos. Nesta lista, estão aparelhos como o micro-ondas, a televisão e o computador.

Estar atento à luz

Antes de haver um aumento do uso das luzes LED, o pico de consumo de energia acontecia quando os interruptores eram ligados. Estar atento aos consumos de eletricidade significa também aproveitar ao máximo a luz natural e utilizar cores claras e neutras, que criam a sensação de espaços mais amplos e luminosos. Além disso, espelhos e portas de vidro também contribuem para deixar entrar os raios de luz para as casas.

Ter cuidado com a temperatura das casas

No verão há uma maior preocupação com o ar condicionado, já no inverno esta recai sobre outro tipo de aquecimentos, como as lareiras, por exemplo.

Os ares condicionados são dos eletrodomésticos que mais gastam energia e é importante que estejam regulados de forma a cumprirem o seu objetivo sem gastar demasiada energia e dinheiro. Os termostatos digitais, que medem a temperatura e a regulam automaticamente, são uma boa opção para todas as estações do ano.

Tirar máximo partido do calor

Quando se desliga certos dispositivos, como as placas de indução ou o forno, estes não perdem de imediato o calor. Deste modo, é aconselhável aproveitar todo o calor enquanto não se perde. Uma ótima maneira é colocar os panos de cozinha na porta do forno para que estes fiquem totalmente secos.

No dia a dia, outra excelente forma para aproveitar o calor é pendurar a roupa que precisa de ser passada a ferro na casa de banho durante os banhos, uma vez que os vapores de água ajudam a alisar. Prestar atenção ao consumo de energia no dia a dia é fundamental para garantir não só a sustentabilidade ambiental como para potenciar faturas mais baixas de eletricidade no final de cada mês. Mas para que isso aconteça é essencial seguir todas estas dicas para uma verdadeira rotina eco-friendly.