Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

ASPEA: concurso de curtas-metragens sobre espécies exóticas invasoras

concurso-curtas-metragens-aspea-essencia-ambiente

No âmbito do projeto ibérico LIFE INVASAQUA, a ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental lança a 3ª edição do Concurso Ibérico de Curtas-Metragens “Espécies Exóticas Invasoras de água doce e sistemas estuarinos: Sensibilização e Prevenção”. O desafio está aberto a todos os alunos das instituições de ensino do 3º ciclo, secundário e profissional da Península Ibérica. O objetivo? Promover a temática das Espécies Exóticas Invasoras (EEI) junto da comunidade educativa e sensibilizar para a sua identificação e consequências na sociedade e no ambiente, através de obras audiovisuais interessantes e criativas. 

Além disso, o concurso visa promover a divulgação e recopilação de documentação audiovisual sobre a presença de espécies exóticas invasoras nos ambientes de água doce na Península Ibérica e as suas consequências na sociedade e no ambiente. Com inscrições abertas até 14 de junho de 2023, o concurso vai ter três premiados. O primeiro classificado vai receber 150 euros em cartão, o segundo classificado 100 euros e o terceiro classificado 50 euros em cartão.

A PROBLEMÁTICA DAS ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS

As espécies exóticas invasoras são um problema grave para a conservação e equilíbrio dos ecossistemas, especialmente os sistemas aquáticos: lagos, rios, barragens, canais, estuários, entre outros.

Além disso, a ASPEA alerta que “é preciso mais consciencialização sobre as diversas implicações das EEI na sociedade, na economia, na saúde humana e no ambiente. Por consequência, o concurso abre os seus braços a todas as perspetivas de enfoque desta situação, desde os problemas que as EEI podem causar na nossa vida quotidiana até às consequências a nível socioeconómico em toda a península.”

Uma excelente iniciativa que tem como objetivo premiar curtas-metragens realizadas ao nível de instituições de ensino de terceiro ciclo, secundária e profissional como forma de alertar para as problemáticas associadas às espécies exóticas invasoras de água doce. A participação é realizada através de grupos de alunos e todas as informações necessárias para a inscrição no concurso encontram-se no website da ASPEA.