Com o objetivo de promover um olhar sobre o ambiente de forma interrogativa, interpretativa e virada para o futuro está a ser desenvolvido um concurso de curtas-metragens. Um projeto de inscrição gratuita aberto às escolas do ensino básico e secundário. Esta iniciativa é, ainda, uma homenagem a Luís Filipe Costa, criador da série documental sobre o ambiente “Há só uma Terra”, que passou na RTP de 1972 a 1976 e foi pioneira na divulgação e discussão de temas relacionados com o ambiente em Portugal.
CATEGORIAS QUE PODEM SER ABORDADAS
As curtas-metragens apesar de terem de ser desenvolvidas sobre a temática ambiental, podem dividir-se em temas como: “Documentário Vida Selvagem”, por exemplo, curtas onde se descreve uma espécie ou habitat presente em Portugal, “Das Montanhas aos Oceanos”, por exemplos, curtas-metragens que abordem temas relativos ao ciclo da água e “Desperdício Zero – Economia Circular”, em vídeos que falem de estratégias para reduzir o consumo e a poluição.
A duração da curta-metragem deve ser entre 1 a 10 minutos, no máximo. Serão três os vencedores e receberão prémios dignos de jovens naturalistas como binóculos, cantis, livros e uma inscrição na Universidade Júnior ou opção equivalente, dependendo da disponibilidade e localização geográfica.
Contudo, haverá, ainda, um prémio do público que será atribuído ao estabelecimento de ensino dos estudantes do vídeo vencedor. O prémio corresponde a uma fonte de água com filtro ligada à rede nacional e instalada no estabelecimento de ensino em questão.
Neste concurso de curtas-metragens, promovido pela FAPAS – Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade, pode-se participar individualmente ou em equipa, no máximo de 20 elementos, e as inscrições decorrem até às 23h59 do dia 14 de novembro. A iniciativa aberta a todos os países da União Europeia.
Excelentes iniciativas que desenvolvem o lado crítico ambiental que é necessário nos jovens. Ações que fazem toda a diferença na proteção do ambiente. Mais uma prova de como todos podemos fazer a diferença e sermos verdes e de como a educação ambiental é transversal a todas as áreas.