Um evento sustentável é, de acordo com as Nações Unidas, projetado e organizado para atender a dois objetivos:
// Minimizar todos os impactos negativos que possam ocorrer no ambiente;
// E deixar um legado positivo para a comunidade e todos os públicos envolvidos.
E as marcas estão, de facto, a alinhar as suas práticas organizacionais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
O compromisso passa por adotar um conjunto de boas práticas na realização de eventos, contribuindo, assim, para a gestão eficiente e sustentável dos mesmos. Os eventos sustentáveis conseguem, deste modo, minimizar grande parte do impacto ambiental produzido.
Na era da conectividade, e dos rápidos avanços tecnológicos, a criação de uma economia desmaterializada torna-se cada vez mais viável. Mas para que isso ocorra de facto, é necessária uma economia com base na mudança dos comportamentos dos próprios consumidores.
É por isso fundamental reforçar a comunicação e sensibilizar a sociedade para este mesmo compromisso. Um evento sustentável envolve um esforço que também deve ser transferido para a sociedade.
Nesse sentido, diversos conceitos dos novos tempos unem-se em torno de um objetivo comum: promover um desenvolvimento sustentável.
E os principais desafios passam por:
- Paper-free, privilegiando o marketing digital
- Desmaterialização
- Não datar o material para reutilização em eventos seguintes
- Privilegiar a luz natural ou iluminação eficiente
- Redução de resíduos
- Evitar o desperdício alimentar
- Reutilização de materiais, privilegiar o aluguer
- Optar por fornecedores locais
Todos temos grandes desafios pela frente.
O presente e o futuro passam por Reduzir, Reciclar e Reutilizar e, por esse motivo, é urgente desmistificar a complexidade da desmaterialização.
Modernidade, eficiência e digitalização são cruciais para as marcas que pretendem abraçar a mudança para garantir a sustentabilidade dos eventos. Temos todos consciência que deveremos reduzir a produção ou encontrar alternativas sustentáveis.
Olga Cruz – Diretora dos Eventos Essenciais, uma marca Essência – Comunicação Completa
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