Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

É urgente desmistificar a complexidade da desmaterialização

desenhar-evento-sustentavel-essencia-ambiente

Um evento sustentável é, de acordo com as Nações Unidas, projetado e organizado para atender a dois objetivos:

// Minimizar todos os impactos negativos que possam ocorrer no ambiente;

// E deixar um legado positivo para a comunidade e todos os públicos envolvidos.

E as marcas estão, de facto, a alinhar as suas práticas organizacionais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

O compromisso passa por adotar um conjunto de boas práticas na realização de eventos, contribuindo, assim, para a gestão eficiente e sustentável dos mesmos. Os eventos sustentáveis conseguem, deste modo, minimizar grande parte do impacto ambiental produzido.

Na era da conectividade, e dos rápidos avanços tecnológicos, a criação de uma economia desmaterializada torna-se cada vez mais viável. Mas para que isso ocorra de facto, é necessária uma economia com base na mudança dos comportamentos dos próprios consumidores.

É por isso fundamental reforçar a comunicação e sensibilizar a sociedade para este mesmo compromisso. Um evento sustentável envolve um esforço que também deve ser transferido para a sociedade.

Nesse sentido, diversos conceitos dos novos tempos unem-se em torno de um objetivo comum: promover um desenvolvimento sustentável.

E os principais desafios passam por:

  • Paper-free, privilegiando o marketing digital
  • Desmaterialização
  • Não datar o material para reutilização em eventos seguintes
  • Privilegiar a luz natural ou iluminação eficiente
  • Redução de resíduos
  • Evitar o desperdício alimentar
  • Reutilização de materiais, privilegiar o aluguer
  • Optar por fornecedores locais

Todos temos grandes desafios pela frente.

O presente e o futuro passam por Reduzir, Reciclar e Reutilizar e, por esse motivo, é urgente desmistificar a complexidade da desmaterialização.

Modernidade, eficiência e digitalização são cruciais para as marcas que pretendem abraçar a mudança para garantir a sustentabilidade dos eventos. Temos todos consciência que deveremos reduzir a produção ou encontrar alternativas sustentáveis.

Olga Cruz – Diretora dos Eventos Essenciais, uma marca Essência – Comunicação Completa

Nota: os artigos publicados na secção opinião são da inteira responsabilidade dos seus autores.