Celebrar o património natural de Viseu e sensibilizar para a reciclagem e reutilização de materiais foi o mote para o desafio lançado pelo Forum Viseu para homenagear a ave icónica da região, o guarda-rios. O resultado é uma escultura, construída a partir do reaproveitamento de diversos materiais usados no dia-a-dia, localizada no piso 1 do centro comercial, e que não tem passado despercebida aos visitantes.
Intitulada “O Guarda-Rios”, a escultura, com cerca de 3 metros de altura, recria esta ave típica da zona de Viseu. Entre os materiais usados nesta obra estão componentes de automóvel, cadeiras de esplanada, recipientes de plástico, parte de uma bicicleta, componentes de um rádio, entre outros.
ESCULTURA COM ZERO DESPERDÍCIO
Esta obra foi realizada com materiais e desperdícios que podem ser encontrados no nosso quotidiano e aos quais foi dada uma segunda oportunidade, servindo de “corpo” para esta forma de guarda-rios, combinando todos estes materiais a reciclar numa escultura final colorida e tomada de “vida”. A matéria-prima aqui usada pretende relembrar a todos da importância e responsabilidade da nossa pegada ecológica.
João Dias, artista visual residente em Viseu, é o autor deste projeto escultórico, que procura trazer o olhar do visitante para a envolvência natural patente na proximidade do Forum Viseu, rio Pavia, sua fauna e flora. Com uma abordagem que integra escultura, arquitetura e, particularmente, as práticas da arqueologia, João Dias tem o seu foco principal na escultura em espaço público, numa dinâmica site-specific, respeitando o espaço envolvente, numa reflexão permanente entre a obra, o visitante (explorador) e o mundo natural envolvente.
Sendo a sustentabilidade um eixo fundamental da atuação do Forum Viseu e da sua relação com a comunidade envolvente, a escultura “O Guarda-Rios” vai permanecer no espaço do centro comercial de forma permanente após o término da iniciativa “Forum Viseu Green Fest”.