Diogo Navarro, Diretor de Comunicação da Águas de Barcelos, foi nosso convidado na rúbrica Essência do Ambiente, no Porto Canal. Em destaque estiveram os projetos educativos “Água Segura” e “Uso Sustentável da Água” implementados pelas três concessionárias da Plainwater – Águas de Barcelos, Águas de Paços de Ferreira e Águas do Marco – nas escolas dos respetivos concelhos.
Educar as novas gerações para a importância da água é o mote do projeto Água Segura. Uma iniciativa, dirigida aos alunos do 1º ciclo, que procura consciencializar para a necessidade de se adotarem comportamentos responsáveis com vista à salvaguarda da saúde das populações e à proteção do ambiente, participando ativamente no processo de mudança comportamental para a utilização sustentável da água. A Água Segura consiste, na sua essência, na formação de alunos sobre a importância da água, os principais problemas associados à água que afetam a humanidade e ecossistemas, como a poluição e a utilização excessiva das reservas de água doce, bem como as respostas aos problemas da água que passam, entre outras medidas, pelo combate ao desperdício e pelo ciclo urbano da água. Este último assegura o tratamento e distribuição de água potável à população, salvaguardando assim a sua saúde, e a recolha e tratamento dos esgotos, contribuindo para a recuperação da qualidade das nossas reservas de água doce.
Já o projeto “O Uso Sustentável da Água” tem como principal objetivo promover um conjunto de comportamentos assertivos, relativos ao uso da água para a promoção da saúde, a proteção das reservas de água na sua origem e o combate ao desperdício deste bem essencial. Para tal, são lecionadas palestras, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com uma duração de 50 minutos, para os alunos do 5 ou 6.º ano e 7.º ou 8º ano, a realizar por turma, em coordenação com o professor de cidadania.
As palestras pretendem reforçar o conhecimento relativo à importância da água como suporte à vida e às diversas atividades económicas, os principais problemas que afetam a sua disponibilidade em quantidade e qualidade (excesso de utilização e poluição) e as principais respostas a esses problemas que passam pelo ciclo urbano da água e à adoção de um conjunto de novos comportamentos, de forma a satisfazer o abastecimento seguro e económico de água potável às populações sem comprometer a sua disponibilidade atual e futura.
A nossa rúbrica…
Fiquem atentos!
[vc_btn title=”Restantes emissões” color=”success” link=”url:https%3A%2F%2Fessenciadoambiente.pt%2Fporto-canal%2F”]