De acordo com a AFP News Agency – Agência de Notícias, uma lagoa na região do sul da Patagónia, na Argentina, tornou-se rosa brilhante devido a um fenómeno assustador causado pela poluição. De acordo com os investigadores, poderá ter contribuído para este acontecimento a poluição por um produto químico usado para preservar camarões para exportação.
CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO
Desta forma, segundo a investigação, a cor é causada por sulfito de sódio, um produto antibacteriano usado nas fábricas de peixes, cujo resíduo é responsabilizado por contaminar o rio Chubut que alimenta a lagoa do Corfo e outros mananciais da região.
Juan Micheloud, Chefe pelo Controlo Ambiental da província de Chubut referiu à AFP que a cor avermelhada desaparecerá e não causará danos irreversíveis. Contudo, os moradores da região desde há muito que contestam por causa dos odores desagradáveis e outros problemas ambientais vindos do rio e da lagoa.
Por isso, como protesto, bloquearam as estradas utilizadas pelos camiões que transportam resíduos de peixe para estações de tratamento na periferia da cidade.
Este é apenas um exemplo de como ações inconscientes afetam o planeta de uma forma assustadora. Só com comunicação, educação e sensibilização ambiental é que podemos reverter as graves problemáticas ambientais atuais. Ainda há tempo de salvar o ambiente, mas o esforço deve ser coletivo e todos teremos de pensar se seremos mesmo verdes.