O Politécnico de Coimbra, em parceria com a Associação Folgonatur, os Baldios do Folgosinho, a Junta de Freguesia de Folgosinho e a Câmara Municipal de Gouveia, realizou recentemente uma ação de reflorestação na Serra da Estrela, sob o mote “Juntos vamos ajudar a reflorestar a Serra da Estrela”.
A iniciativa contou com a participação de cerca de 55 voluntários, entre estudantes, docentes e funcionários do Politécnico de Coimbra, que se reuniram para plantar aproximadamente 1800 árvores de espécies autóctones, incluindo castanheiros, carvalhos e bétulas. A ação decorreu numa área da freguesia de Folgosinho particularmente afetada pelos incêndios florestais que devastaram o Parque Natural da Serra da Estrela no verão de 2022.
EM PROL DE UM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL
Realizada no mês em que se assinalam o Dia Internacional da Floresta e o Dia Mundial da Árvore, a reflorestação teve como principal objetivo sensibilizar a comunidade para a importância da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis e para a necessidade de preservar o meio ambiente.
A ação integrou-se no projeto “Politécnico de Coimbra + Sustentável”, que visa a implementação de estratégias para um futuro mais sustentável, promovendo a saúde ambiental e a qualidade de vida dos estudantes, trabalhadores e da comunidade envolvente. A iniciativa esteve também alinhada com o compromisso do Politécnico de Coimbra na Aliança UNIgreen, uma universidade europeia focada na Agricultura Sustentável, Biotecnologia Verde e Ciências Ambientais e da Vida.
A Folgonatur, associação sem fins lucrativos fundada no final de 2017, após os incêndios que afetaram a freguesia de Folgosinho, tem sido uma das entidades mais ativas na recuperação da Serra da Estrela. Ao longo dos anos, tem mobilizado pessoas, empresas e instituições para a realização de ações de reflorestação, contribuindo para a revitalização ambiental da região.