Com o objetivo de apresentar e distinguir as diversas iniciativas de autarquias e agentes da sociedade civil que se destacam pelo seu contributo para o desenvolvimento sustentável, a Plataforma ODSlocal realizou a sua 4ª Conferência anual, com o tema “Partilhar Experiências, Transformar Futuros”. A Conferência teve lugar no dia 22 de novembro, no Expocentro – Centro Municipal de Exposições de Pombal, aberta ao público e com transmissão online.
Com o apoio da Câmara Municipal de Pombal foram implementadas várias medidas inovadoras em prol da sustentabilidade, assegurando a certificação da Conferência ODSlocal’24 com o Selo de Ecoevento Valorlis. Entre as iniciativas destacaram-se: a plantação de árvores autóctones no; a disponibilização de transportes públicos (CP e Pombus) entre a estação de comboios de Pombal e o Expocentro no dia 22 de novembro e a eliminação de plásticos e várias campanhas de recolha de bens para reutilização abrangendo eletrodomésticos.
CONFERÊNCIA ATRIBUIU INÚMEROS GALARDÕES
Na categoria “Boas Práticas Municipais” foram entregues “Selos ODSlocal” aos municípios que mais se destacaram neste domínio. Os respetivos presidentes participatam num debate moderado por Luísa Schmidt, investigadora do ICS-ULisboa.
Na categoria “Projetos” foram atribuídos “Prémios ODSlocal” a três iniciativas de entidades da sociedade civil com impacto relevante no avanço da Agenda 2030, fortemente inspiradoras e com um elevado potencial de replicabilidade. Aos vencedores foi atribuído um apoio monetário individual, concedido através do patrocínio da Sociedade Ponto Verde (domínio Planeta), Empresa Geral do Fomento (domínio Prosperidade) e Grupo AGEAS Portugal (domínio Pessoas). Os premiados tiveram a ocasião de expor os seus projetos num debate moderado por Lia Vasconcelos, investigadora do MARE-NOVA FCT.
Todas as candidaturas submetidas foram analisadas pelo júri ODSlocal, totalizando 1.297 projetos apresentados em 2024 pela sociedade civil elegíveis pelos critérios da Plataforma ODSlocal.
Este ano, foi também atribuído, pela primeira vez, o galardão de Mérito “Plataforma ODSlocal”, que distingiu personalidades que contribuíram de forma particularmente relevante para a prossecução da missão da Plataforma ODSlocal em prol dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
A entrega dos vários galardões foi precedida por um balanço da atividade desenvolvida pela Plataforma ODSlocal nos seus primeiros cinco anos de existência, apresentada pelo seu coordenador João Ferrão, e por uma ´visita guiada` à informação rica e diversificada do portal ODSlocal, efetuada por David Avelar e Pedro Garrett, da 2Adapt.
Na edição deste ano, destacou-se ainda a colaboração com a CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro). Num painel dedicado aos “ODS em ação”, Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, trouxe as boas práticas e estratégias que estão a ser desenvolvidas em prol da sustentabilidade na Região Centro. Por sua vez, a CCDRC contou com a participação da Plataforma ODSlocal na sua sessão de capacitação “Os Desafios e as Oportunidades do Desenvolvimento Sustentável”.
A Conferência contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República e as participações de Pedro Pimpão, Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), e Artur Santos Silva, curador da Fundação “la Caixa”.
Neste ano, em que estamos a meio caminho do cumprimento da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e em que as Nações Unidas aprovaram o Pacto para o Futuro, é crucial fazer um balanço e acelerar a concretização dos ODS, tanto em termos quantitativos como qualitativos. Uma forma de intensificar o avanço é reforçar as sinergias entre diversos ODS e dispor de indicadores para medir o progresso e identificar as trajetórias de evolução relativamente às metas definidas.