Entidades públicas chamadas a liderar a transição ecológica

transicao-ecologica-essencia-ambiente

Num momento decisivo para o futuro da contratação pública em Portugal, arranca a formação executiva CO₂ Performance Ladder START, pensada para capacitar os responsáveis por decisões de compra, orçamento e critérios técnicos no setor público. A iniciativa, totalmente gratuita, oferece ferramentas práticas e acompanhamento especializado para integrar exigências de carbono nos procedimentos de contratação.

O programa desenhado pela Aliados Consulting, entidade responsável pela implementação da CO₂ Performance Ladder em Portugal, no âmbito de um financiamento da Fundação IKEA Internacional, pretende acelerar a resposta à Estratégia ECO360 – Compras Públicas Ecológicas, que entra em vigor este ano, colocando os municípios portugueses na linha da frente da transição ecológica.

O objetivo é apoiar entidades públicas a integrar exigências de carbono nas peças de contratação, disponibilizando ferramentas práticas e acompanhamento especializado. A formação inclui mentoria técnica, acesso direto à SKAO, entidade que gere a metodologia na Europa, certificação atribuída e acompanhamento estratégico para adoção de medidas concretas de descarbonização.

“Esta é uma oportunidade para as entidades públicas portuguesas se posicionarem na vanguarda da transição ecológica. Ao implementarem o CO₂ Performance Ladder, estão a incorporar critérios de sustentabilidade nas suas decisões e a cumprir os objetivos da Agenda 2030 de forma concreta e mensurável”, afirma Tiago Ferreira, Diretor Executivo da Aliados Consulting.

A formação será conduzida por especialistas nacionais e internacionais em compras públicas ecológicas, direito da contratação e políticas públicas de sustentabilidade. Destacam-se nomes como Paula Trindade e Cláudia Guerreiro (ECO360 – ESPAP), Raquel Carvalho (Universidade Católica Portuguesa), Gonçalo Negrão (Instituto Piaget), Thijs Wentink (SKEAO – entidade europeia gestora da CO₂ Performance Ladder), João Pedro Reis (Especialista Jurídico) e Margarida Natal Mendes (Aliados Consulting).

O programa tem início no final de junho, decorre em horário laboral e tem vagas limitadas. As candidaturas estão abertas até 19 de junho.

CO₂ PERFORMANCE LADDER É UMA METODOLOGIA INTERNACIONAL DE CERTIFICAÇÃO QUE DIFERENCIA E VALORIZA AS ORGANIZAÇÕES

Com um peso significativo no orçamento do Estado, o setor público deve dar o exemplo ao integrar critérios ambientais e sociais nos seus processos de contratação, promovendo uma economia mais verde, justa e resiliente.A União Europeia tem vindo a recomendar fortemente a adoção de estratégias de Green Public Procurement, e países como a Holanda, Bélgica, França, Alemanha e Irlanda já utilizam a CO₂ Performance Ladder como metodologia de referência.

A CO₂ Performance Ladder é uma metodologia internacional de certificação que diferencia e valoriza as organizações — públicas ou privadas — que adotam medidas concretas e mensuráveis de redução de emissões de carbono. Reconhecida como boa prática em compras públicas sustentáveis por entidades como a OCDE, o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) e o Fórum Económico Mundial, a ferramenta ganha agora expressão no contexto português.

Mais informações e inscrições AQUI!