Universidade de Coimbra lança Guia de Polinizadores de Portugal

abelhas-ea

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) apresentou, no sábado, 18 de outubro, na Estufa Tropical do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, o livro “Guia de Polinizadores de Portugal”. O lançamento, que teve início às 11h00, foi aberto a toda a comunidade.

Esta publicação constituiu um dos resultados do projeto PolinizAÇÃO, financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Energia, e surgiu com o objetivo de inspirar, sensibilizar e envolver os cidadãos na conservação dos polinizadores – organismos essenciais à vida.

A obra reuniu informação científica acessível sobre 222 espécies nacionais de polinizadores e incluiu fotografias, na maioria dos casos mostrando a interação destes organismos com as flores de que se alimentam. Apresentou ainda esquemas detalhados que ajudaram a reconhecer os diferentes grupos de polinizadores e a identificar características morfológicas úteis.

«Este guia nasceu de uma enorme vontade coletiva do Grupo de Trabalho de Disseminação, Divulgação e Educação Ambiental do projeto PolinizAÇÃO de aproximar a ciência da sociedade e criar uma ferramenta que permitisse a cientistas e não-cientistas aprender mais sobre estes animais. Os polinizadores estão no centro da nossa vida quotidiana, mesmo quando não damos por isso», explicou João Loureiro, investigador no Centro de Ecologia Funcional (CFE) do Departamento de Ciências da Vida (DCV), cocoordenador do projeto PolinizAÇÃO e da edição da obra.

«Queríamos que este guia inspirasse a descoberta e a conservação destes organismos, fundamentais para a biodiversidade, para a nossa alimentação e para a nossa própria sobrevivência», acrescentou o especialista.

A obra contou com a colaboração de mais de 25 investigadores e especialistas nacionais em entomologia e botânica. O evento de lançamento reuniu alguns dos autores, que partilharam o seu conhecimento e experiência num momento de diálogo aberto com o público, o qual pôde colocar questões e interagir diretamente. A escolha da Estufa Tropical do JBUC destacou a ligação profunda entre ciência, educação e natureza.

Carolina Caetano, membro do CFE/DCV e responsável pela coordenação editorial do livro, sublinhou que «era necessário conhecer para proteger. A grande maioria dos polinizadores em Portugal são insetos, que continuam a enfrentar preconceitos e muitas vezes são encarados com receio. Era preciso olhá-los com outros olhos para deixar o medo de lado e protegê-los».

Neste guia, «além de diversos animais polinizadores, desde abelhas a aves e outros mais surpreendentes, os leitores puderam aprender sobre o fenómeno da polinização e descobrir formas de ajudar, como, por exemplo, através da ciência cidadã. Precisávamos de envolver a sociedade na conservação da natureza, e esta obra foi mais um passo nesse sentido», concluiu.