O Electrão recolheu e encaminhou para reciclagem mais de 282 toneladas de pilhas e baterias portáteis em 2022, o que representa um aumento de 14% face ao ano anterior. Em 2021 tinham sido reunidas 248 toneladas de pilhas e baterias portáteis, número que subiu para 282 toneladas em 2022. No total, entre pilhas e baterias, portáteis e industriais, foram recolhidas 644 toneladas.
As pilhas portáteis mais comuns, as alcalinas ou de zinco carbono, foram recolhidas em maior quantidade (168 toneladas). O sistema de reciclagem de pilhas gerido pelo Electrão recolheu e reencaminhou também para reciclagem quantidades significativas de pilhas de níquel cádmio (55 toneladas), chumbo-ácido (25 toneladas) e iões de lítio (19 toneladas), entre outras.
O Electrão está empenhado em aumentar os níveis de recolha e reciclagem de pilhas e baterias usadas. Pedro Nazareth, CEO do Electrão, destaca que “muitos destes equipamentos, de pequena dimensão, mas com componentes nocivos, acabam muitas vezes por ser depositados no lixo indiferenciado, inviabilizando por completo o processo de reciclagem e com graves impactos negativos na saúde humana e no ambiente”.
PERIGOS PARA O AMBIENTE E PARA A SAÚDE INERENTES AO DESCARTE INCONSCIENTE DE PILHAS USADAS
As pilhas contêm elementos perigosos, como mercúrio, chumbo ou cádmio e se descartadas indevidamente podem causar graves impactos na saúde, nomeadamente problemas nos rins e nos sistemas nervoso, neurológico e digestivo.
100 anos é o tempo que uma só pilha demora a decompor-se no ambiente, libertando, no decorrer desse processo, todos os elementos tóxicos.
A reciclagem destes equipamentos permite recuperar materiais, como o manganésio, que pode ser utilizado na agricultura. O aço e o níquel podem ser recuperados a 100% e encaminhados para a produção de novos metais, nomeadamente reutilizados na produção de novas pilhas e baterias.
Alguns tipos de pilhas e baterias possuem materiais como o lítio, cobalto e níquel, que integram a lista das matérias-primas identificadas pela Comissão Europeia como sendo críticas para assegurar a transição ecológica e digital.
LOCAIS DISPONÍVEIS PARA DEPOSITAR PILHAS E BATERIAS
Existem atualmente 6152 locais disponibilizados pelo Electrão, onde podem ser depositadas pilhas e baterias usadas. Os resultados registados estão associados ao aumento do número de locais de recolha de pilhas e baterias usadas, que em 2022 registou um crescimento de 11% face ao ano anterior.
As campanhas de recolha que mobilizam a comunidade em torno da causa da reciclagem são um importante contributo para os resultados que o Electrão apresenta também nesta área. É o caso do Quartel Electrão, Escola Electrão, campanha “Todos pelo IPO”, Escuteiros Electrão e Recolha porta-a-porta, que em breve chegará a sete municípios da Área Metropolitana de Lisboa. Iniciativas que fazem realmente a diferença em prol do planeta e de uma melhor qualidade de vida para todos!