A EDP Renováveis (EDPR) acaba de inaugurar na Polónia a sua maior central fotovoltaica na Europa. Localizada em Przykona, no centro do país, tem uma capacidade instalada de 200 MWp, produzindo energia suficiente para fornecer mais de 100.000 casas. Este parque de larga escala demonstra o compromisso da EDPR com a transformação energética da Europa, onde já tem uma capacidade instalada de cerca de 5,5 GW em projetos eólicos e solares.
Este parque tem capacidade para gerar anualmente cerca de 220 GWh de energia limpa e evitar a emissão de mais de 208 mil toneladas de CO2. Com mais este projeto, a EDPR volta a contribuir substancialmente para a transição energética da Polónia, uma ambição transversal aos mercados onde a empresa opera.
CENTRAL FOTOVOLTAICA EM PRZYKONA CONTRIBUI PARA A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
Esta central fotovoltaica de grande escala, que se torna a segunda maior da Polónia, tem cerca de 308 mil painéis bifaciais, capazes de aproveitar a radiação solar de ambos os lados e, assim, maximizar a produção limpa de eletricidade.
O parque fotovoltaico de Przykona é um projeto emblemático para representar a transição necessária para fontes de energia mais sustentáveis por ter sido instalada uma fonte de produção de energia limpa no mesmo local onde, no passado, foi desativada uma mina de carvão.
Duarte Bello, Administrador da EDP Renováveis para a Europa e América do Sul, destaca que “colocar em operação Przykona é um novo passo em matéria de energias renováveis na Europa e faz da EDPR um dos principais operadores na produção de energia fotovoltaica em grande escala na Polónia. Com esta instalação, atingimos uma capacidade acumulada de energia solar de mais de 280 MWp no país. Estamos orgulhosos por continuar a implementar novas infraestruturas de energia limpa que promovem a diversificação do mix energético do país.
A EDP Renováveis continua a diversificar as suas tecnologias, com a energia solar a representar já mais de 13% do portfólio global da empresa. A EDPR tem como objetivo que a energia solar constitua uma grande parte da capacidade instalada do negócio, com 30% de grande escala e 7% de energia solar distribuída.
A EDPR entrou no mercado polaco em 2008 e, desde então, opera mais de 900 MW de capacidade instalada. Até junho de 2023, essa capacidade aumentou 270 MW face ao mesmo mês do ano anterior. A empresa inaugurou recentemente o primeiro parque híbrido da Polónia, combinando a central fotovoltaica Konary de 45 MWp e o parque eólico Polowo de 79,5 MW na mesma subestação.
O grupo EDP, ao qual pertence a EDPR, também investiu em projetos solares distribuídos para clientes empresariais na Polónia. No total, o grupo já assegurou 371 MWp de capacidade solar na Polónia.