Setembro foi o mês dos Baby Showers e, este ano, a tendência ganha uma nova dimensão: cada vez mais famílias procuram celebrar este momento especial de forma consciente e sustentável. Segundo dados da Wallapop, plataforma de compra e venda de produtos em segunda mão, em setembro as pesquisas relacionadas com Baby Showers aumentaram em 97% face ao mês anterior, revelando refletindo uma nova preocupação de tornar estas festas amigas do ambiente.
Os itens mais procurados foram artigos de decoração, que registou um crescimento de 120%, cestas Baby Shower, com um aumento de 100%, vestidos Baby Shower, que subiram 75%, e bodys de recém-nascido, cuja procura disparou 200%. Estes números confirmam não só a popularidade crescente deste tipo de evento, mas também uma procura mais significativa em optar por alternativas mais responsáveis e económicas.
Ao escolher comprar em segunda mão materiais de decoração e preparativos de festa, os consumidores reduzem o desperdício, prolongam a vida útil dos produtos e contribuem para a poupança de recursos. E a decoração pode ser reutilizada de diferentes formas, desde letras decorativas a centros de mesa, evitando materiais descartáveis e de uso único.
Numa altura em que cada euro conta, a tendência é clara: os Baby Showers estão a transformar-se em celebrações que combinam alegria, criatividade e consciência ambiental, provando que é possível festejar de forma especial e ao mesmo tempo cuidar do planeta.
Ao escolher estas alternativas em segunda mão, os utilizadores não estão só a poupar como também estão a reduzir significativamente o impacto humano no ecossistema. Em 2024, a comunidade Wallapop a nível global, graças ao consumo circular, evitou mais de 450 mil toneladas de emissões de CO2.