Prevenir a perda de biodiversidade, combater as mudanças climáticas, economizar dinheiro e antecipar novas pandemias são alguns dos objetivos ambiciosos dos mais de 50 países que se uniram no High Ambition Coalition (HAC) for Nature and People. O mote é proteger a biodiversidade do planeta e a humanidade nos próximos 10 anos.
A biodiversidade está ameaçada, sendo que um milhão de espécies de fauna e de flora estão em risco de extinção e muitas delas vão ser extintas na próxima década. Desta forma, os países afirmam que é crucial proteger os ecossistemas da exploração humana e imprescindível preservar todas as espécies.
Os países envolventes representam 30% do território da biodiversidade do planeta, 25% das reservas de carbono, 28% de importantes áreas de biodiversidade marinha e mais de 30% das reservas marinhas de carbono.
OBJETIVOS PRINCIPAIS DOS PAÍSES ENVOLVIDOS NO HIGH AMBITION COALITION FOR NATURE AND PEOPLE
Através da biodiversidade, estes países pretendem preservar os habitats terrestres e marinhos, de forma a salvar espécies do risco de extinção e ajudar as ameaçadas a recuperar. De modo a promover o combate às mudanças climáticas propõem-se a conservar as reservas naturais de carbono e os ecossistemas terrestres, o que pode evitar a emissão de 500 biliões de toneladas de carbono para a atmosfera.
A preservação do meio ambiente e o desenvolvimento económico são matérias que se interligam, sendo que um dos objetivos deste grupo de países é preservar em 30% os ecossistemas, até 2030, para assegurar um retorno financeiro extremamente elevado. Por fim, ao proteger a natureza a humanidade está a possibilitar a redução do aparecimento de novas pandemias.
O HAC objetiva que a adesão a esta iniciativa seja global e que outras nações se juntem a esta resolução sustentável em prol da defesa dos ecossistemas e da biodiversidade da Terra. Esta estratégia mundial contribui para um futuro mais verde, equilibrado e sustentável, com fim à vista das graves problemáticas ambientais.