Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Descarbonização: Abastecimento marítimo através de combustível renovável

apl-descarbonizacao-biocombustivel-repsol-essencia-ambiente

A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Repsol, através de um protocolo de colaboração técnica, iniciaram, no passado mês de março, um projeto piloto de abastecimento marítimo da frota de pilotagem da APL com um novo produto com incorporação de 20% de biocombustível: o MarPro e+ B20.

O primeiro abastecimento ocorreu na instalação da Repsol no Terminal de Líquidos da Banática, tendo este combustível sido aprovado pelo construtor dos motores das embarcações da APL.

PARCERIAS EM PROL DA DESCARBONIZAÇÃO

Esta parceria piloto terá a duração de 6 meses e está integrada num conjunto de iniciativas que integram o plano de ação para a transição energética e descarbonização da atividade do Porto de Lisboa.

Para o Presidente do Conselho de Administração da APL, Carlos Correia, “este é mais um importante passo na concretização da estratégia de descarbonização do Porto de Lisboa, sendo estes projetos piloto bem-vindos, pelo efeito multiplicador que podem gerar na atividade portuária”.

A multienergética Repsol foi a primeira empresa do setor a estabelecer o objetivo de atingir zero emissões líquidas até 2050 e definiu um roteiro ambicioso para o alcançar esse objetivo. Por esse motivo, tem procurado encontrar soluções sustentáveis para o setor marítimo, por forma a reduzir as emissões globais de gases com efeito de estufa deste setor. “Esta parceria com a APL representa um passo importante nessa direção”, conclui a Repsol.

Um excelente exemplo de uma parceria que garante a verdadeira sustentabilidade integral do planeta. Mas é preciso que todos – cidadãos, empresas e instituições – tomem consciência e reflitam sobre a importância de implementar medidas que garantam um futuro mais verde.