Decathlon reforça o seu compromisso com o clima

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A Decathlon recebe a classificação “A” do CDP – Carbon Disclosure Project sobre os seus compromissos climáticos, juntando-se à prestigiada A-List. Este reconhecimento significa um marco fundamental na jornada de transição ecológica da Decathlon, confirmando que a sua estratégia está alinhada com o objetivo do Acordo de Paris de limitar o aumento da temperatura global a 1.5°C.

Após seis anos de participação no processo abrangente de divulgação e pontuação ambiental do CDP, a Decathlon obteve a classificação “A” pelos seus esforços no combate às alterações climáticas. Esta conquista reflete o empenho em reduzir a sua pegada de carbono e em implementar as melhores práticas da indústria para atingir os seus ambiciosos objetivos ambientais.

Em comparação, em 2023, a Decathlon reduziu as suas emissões absolutas de CO₂ em 11,7% em relação a 2021, enquanto 48,1% da eletricidade consumida pelos seus locais de produção foi gerada por fontes renováveis.

Estas classificações levam a Decathlon a reforçar continuamente os seus compromissos em todos os aspetos da avaliação do CDP. O questionário do CDP avalia três temas ambientais distintos, cada um com uma pontuação separada. Embora a Decathlon demonstre um bom desempenho no domínio do clima, a empresa continua empenhada em melhorar ainda mais as suas estratégias de gestão das florestas e da água. Em 2025, este compromisso será reforçado através do desenvolvimento de estratégias formais de desflorestação e de água abrangentes.

Barbara Martin Coppola, CEO da Decathlon, afirma que “reduzir o nosso impacto ambiental é uma prioridade fundamental para a Decathlon. Por isso, estamos muito orgulhosos por termos sido reconhecidos com a classificação ‘A’ do CDP pelos nossos esforços em prol do clima. Sendo o maior retalhista de desporto do mundo, temos a responsabilidade de proteger o nosso campo de jogo onde os nossos clientes utilizam os nossos produtos. Para tal, estamos a investir fortemente na descarbonização de toda a nossa cadeia de valor, recorrendo a energia mais limpa com os nossos parceiros, redesenhando os nossos produtos com a sustentabilidade em mente e ampliando os nossos modelos de negócio circulares. Agora, o caminho para sermos melhores continua, e estamos profundamente determinados a percorrê-lo.”

O CDP gere a maior base de dados ambiental do mundo e segue as recomendações da TCFD – Task Force on Financial Disclosure. Utilizando uma metodologia precisa e independente, o CDP avalia as empresas, atribuindo-lhes pontuações de “A” a “D”. Esta avaliação tem em conta a abrangência dos dados apresentados, a avaliação e gestão dos riscos ambientais e a execução de fortes práticas de liderança ambiental, como o estabelecimento de objetivos significativos e ambiciosos. Estas pontuações são cruciais para orientar o investimento e o aprovisionamento no sentido de uma economia sustentável, com zero emissões de carbono e resiliente.

A classificação “A” atribuída ao CDP à Decathlon é um reflexo claro do seu compromisso contínuo com a sustentabilidade e a luta contra as alterações climáticas. Este reconhecimento não só solidifica a empresa como um líder na transição ecológica, mas também destaca o esforço significativo em reduzir a sua pegada de carbono e em adotar práticas ambientais responsáveis ao longo de toda a sua cadeia de valor. A Decathlon demonstra que é possível alinhar o crescimento empresarial com a proteção do ambiente, sendo um exemplo de como grandes organizações podem assumir responsabilidades climáticas, traçando metas audaciosas e concretas. O caminho da empresa, contudo, está longe de estar concluído, e com a implementação de novas estratégias para gestão de florestas e água, a Decathlon continua a evoluir em direção a um futuro mais sustentável.