Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

ASPEA lança desafio de jornalismo ambiental a escolas de ensino básico e secundário

O projeto “XQ.Eujoy – European Youth Journalism | The why of the news”, que conta com o portal de notícias transnacional “XQ – The News”,  em parceria com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), está empenhado em capacitar os jovens portugueses no combate à desinformação. Prova disso, é que a ASPEA está a receber manifestações de interesse de professores que desejem utilizar artigos da plataforma XQ – THE NEWS nas suas aulas ou como base para trabalhos de alunos.

Essa manifestação de interesse permitirá, posteriormente, a participação em atividades e desafios do projeto, que serão divulgados em breve. Além disso, serão oferecidas oportunidades de participação em sessões de formação em temas de jornalismo.

PROJETO XQ.EUJOY PROMOVE A LITERACIA AMBIENTAL

O projeto também inclui a realização de um concurso, que vai permitir cinco estudantes selecionados por melhor reportagem em vídeo e cinco estudantes selecionados por melhor artigo de opinião, de vivenciarem o ambiente do estúdio de televisão da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa.

Disponível em quatro idiomas – português, espanhol, italiano e inglês – a plataforma XQ – THE NEWS tem dimensão europeia e pretende ser inclusiva. Assim pretende figurar-se como uma ferramenta jornalística e pedagógica que auxilia na compreensão da atualidade e transmissão dos valores democráticos, da cidadania, da solidariedade e do envolvimento na defesa dos direitos humanos através de uma interpretação cuidada e responsável das notícias.

O projeto pretende, ainda, facilitar a troca de boas práticas entre jornalistas, conectar meios de comunicação especializados com jovens e organizações educativas de diferentes países europeus e capacitar os jovens jornalistas para enfrentarem os desafios do ecossistema de notícias e informação, centrando-se no papel fundamental dos dados no combate à desinformação.

Um excelente veículo de comunicação e educação ambiental no combate à desinformação, mas também um impulsionador do jornalismo jovem com foco na área ambiental.