Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Alfena: Parque Vale do Leça promove valorização ambiental e paisagística

alfena-sustentabilidade-essencia-ambiente

É bem no coração da freguesia de Alfena, em Valongo, que se situa o Parque Vale do Leça. São 5 hectares de terrenos junto ao rio Leça que se transformaram num espaço verde de excelência com a criação de espaços de lazer comunitário, de cariz público e não comercial.

Situado na área metropolitana do Porto, o Parque Vale do Leça é uma resposta social e ambiental aos desafios impostos no nosso dia a dia: encontrar numa área urbana uma edificação constituída por espaços verdes e equipamentos de lazer, de utilização coletiva pública, que valorizem ambiental e paisagisticamente a área onde se insere.

Para o Presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Pinto Soares, estamos perante um projeto que tem uma importância muito elevada para a cidade. “Nos últimos anos, Alfena cresceu imenso em termos populacionais, ao nível industrial e comercial, mas não tinha zonas verdes que as pessoas pudessem usufruir. Onde as pessoas conseguissem tirar partido da riqueza que Alfena tem: o rio Leça”. Por isso, “conseguir criar este espaço é um upgrade muito grande à qualidade de vida da população” finaliza.

Para além de aumentar a qualidade de vida da população, a requalificação dos espaços centrais e adjacentes ao Rio Leça vão impedir a degradação que os ecossistemas ribeirinhos têm sofrido e que afetam, direta e indiretamente, a vegetação natural, reduzindo a sua biodiversidade.

Um sonho só possível com o envolvimento de toda a comunidade, por exemplo, através do apadrinhamento das árvores, e que transforma este espaço de todos e para todos.

Este é mais um excelente exemplo de como é possível encontrar o equilíbrio entre os benefícios de estar numa cidade e, ao mesmo, usufruir e preservar o melhor que a natureza nos dá.