Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

AEGIA lança o desafio: “Preparado para um amanhã melhor?”

gestao-ambiental-essencia-ambiente

 

Cientes da importância de consciencializar para o impacto que todos temos no planeta e preocupados com o crescimento exponencial dos problemas ambientais fruto das ações antropogénicas, a AEGIA – Associação de Engenharia e Gestão Industrial de Aveiro promove a 3ª edição do “Green Engineering – For a Better Tomorrow”. A iniciativa, que decorre de 19 a 22 de abril, online, pretende salientar, de uma forma inovadora, a importância das práticas sustentáveis e ecológicas, quer a nível pessoal quer empresarial, para a construção de um mundo equilibrado.

Ao longo da semana, os participantes serão convidados a participar num conjunto de ações, que vão decorrer em diferentes plataformas digitais e que têm como propósito demonstrar como podemos diminuir a nossa Pegada Ecológica com pequenas mudanças de atitude no nosso dia a dia.

O programa conta com diversas iniciativas diárias que irão abordar temas como: a pegada ecológica, a alimentação e o seu impacto ambiental, o uso sustentável da água, entre outros temas surpresa que serão desvendados no decorrer da semana e que pretendem fomentar as boas práticas ambientais relativas à Gestão Ambiental. No dia 21, pelas 17h00, realizar-se-á uma palestra, via zoom, onde será feita uma reflexão sobre a “sustentabilidade a nível industrial”. Susana Lucas, Engenheira para a Sustentabilidade e Bem-Estar e criadora do Blog “SEI by Susana”, será a oradora convidada.

No último dia do evento, dia 22, os participantes poderão colocar em prática o seu conhecimento através da resolução de um Caso de Estudo. Perante as problemáticas expostas serão desafiados a apresentarem soluções ambientalmente sustentáveis. Em análise estarão casos dinamizados pelas empresas EcoX e DST Solar. Depois de analisadas as propostas dos participantes por um painel de jurados serão selecionados dois vencedores, um por cada caso de estudo. Do painel de jurados fazem parte a Essência do Ambiente, a Universidade de Aveiro, a EcoX e a DST Solar.

Para assistir às palestras digitais do evento e para participar na resolução de casos, os interessados deverão inscrever-se no site do projeto.