WWF Portugal quer mais proteína sustentável em supermercados

proteina-sustentavel-retalho-essencia-do-ambiente

A WWF Portugal lança o projeto Ecobites, uma nova iniciativa dedicada a acelerar a transição proteica no setor do retalho alimentar nacional, promovendo dietas mais saudáveis, acessíveis e sustentáveis. O Ecobites pretende apoiar todos os retalhistas que aceitem o desafio a integrar práticas que contribuam para um sistema alimentar mais equilibrado para as pessoas e para o planeta, através da aplicação de uma metodologia própria.

“Num país onde os padrões alimentares ainda apresentam um forte peso de produtos de origem animal, o retalho desempenha um papel determinante na mudança. Nos supermercados, a disponibilidade, acessibilidade, preço e comunicação influenciam diretamente as escolhas dos consumidores. O EcoBites representa um avanço fundamental no alinhamento do retalho português com tendências internacionais e com as necessidades emergentes da saúde pública e da ação climática”, afirma Tiago Luís, Técnico de Alimentação da WWF Portugal.

Este projeto tem como base a Metodologia dos Retalhistas da WWF, uma ferramenta internacional que ajuda empresas a medir, monitorizar e reequilibrar as vendas de produtos de origem animal e vegetal. O objetivo é permitir que os retalhistas avaliem o equilíbrio das suas categorias de produtos, recolham dados consistentes e comparáveis, adotem estratégias que promovam alimentos de origem vegetal e contribuam, assim, para dietas mais saudáveis e de menor impacto ambiental.

Neste sentido, e para lançar este projeto, a WWF promove hoje o primeiro de três workshops técnicos para capacitar e envolver as empresas retalhistas. Estas sessões têm como objetivo sensibilizar para a transição proteica, demonstrar o potencial da metodologia da WWF no contexto português e capacitar as empresas para a recolha e análise de dados.

“O setor do retalho alimentar tem um papel determinante na forma como Portugal se alimenta – na saúde pública, nas escolhas dos consumidores e no impacto ambiental. Embora alguns retalhistas já explorem compromissos de sustentabilidade, poucos adotaram metodologias estruturadas para alinhar a sua oferta com objetivos de saúde e sustentabilidade. Com o EcoBites, queremos apoiar esta liderança e acelerar a transição para dietas que sejam benéficas para as pessoas e para o planeta”, afirma Brent Loken, Global Food Lead Scientist da WWF.

De acordo com Pedro Graça, nutricionista e diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, “os padrões alimentares são determinantes na prevenção de doenças crónicas e no suporte a sistemas alimentares mais sustentáveis, reforçando a ligação entre a saúde humana e a proteção do planeta. Em Portugal existe uma oportunidade de relacionar a alimentação saudável e sustentável, assente na Dieta Mediterrânica, património cultural e modelo alimentar de referência com os princípios da Dieta Planetária. Um desafio e uma reflexão necessária”.

A forma como produzimos e consumimos alimentos é hoje uma das maiores ameaças à natureza: 80% da desflorestação global está ligada a sistemas alimentares, 70% da perda de biodiversidade terrestre resulta da expansão agrícola, e cerca de um terço das emissões globais de gases com efeito de estufa provém da produção de alimentos. Para a WWF Portugal, atuar no sistema alimentar é essencial para proteger a natureza, reduzir emissões e promover o bem-estar das pessoas.