A Vitrus Ambiente realizou recentemente a demonstração de um drone aquático inovador, desenvolvido pelo CVR – Centro para a Valorização de Resíduos, destinado à recolha de plásticos à superfície de rios e zonas ribeirinhas. A apresentação teve lugar junto a uma das linhas de água monitorizadas pelo projeto Guarda-rios, reforçando o compromisso de ambas as entidades na proteção dos ecossistemas fluviais.
O equipamento será agora integrado num protocolo de colaboração no âmbito do BluePoint Project, iniciativa europeia financiada pelo programa Interreg Atlantic e que reúne 13 parceiros de Portugal, Espanha e França. O objetivo passa por desenvolver soluções tecnológicas que permitam a recuperação, reciclagem, reutilização e valorização de plásticos marinhos e fluviais.
Tecnologia de impressão 3D transforma resíduos plásticos em soluções para os rios
Produzido com recurso a impressão 3D, o drone aquático utiliza como matéria-prima plásticos reciclados recolhidos pelo consórcio do projeto. A tecnologia foi desenvolvida nas instalações do CVR, que dispõe de equipamentos de manufatura aditiva de última geração, capazes de transformar resíduos em produtos sustentáveis e funcionais.
O evento reforçou também a relevância do projeto Guarda-rios, que desde a sua criação tem sido fundamental na deteção e resolução de ocorrências ambientais no concelho. Só entre janeiro e julho deste ano, foram registadas 220 ocorrências, das quais 198 já resolvidas. As situações mais comuns estão relacionadas com necessidades de limpeza (90), descargas (23) e danos em infraestruturas de saneamento (22). As sub-bacias do Rio Selho (79 registos) e do Rio Ave (66) concentram a maioria das ocorrências.
Com esta nova tecnologia, a Vitrus Ambiente e o CVR dão um passo significativo na aplicação de soluções inovadoras para a preservação dos recursos hídricos e no combate à poluição por plásticos.

















