InsectERA organiza primeiro Congresso em Portugal sobre impacto dos insetos na sustentabilidade

insetos-conferencia-essencia-ambiente

Sob o tema “Os insetos como ferramenta de sustentabilidade”, realizou-se, a 23 de outubro, com o apoio da P-BIO, o 1.º Congresso sobre o novo setor bioindustrial – os insetos como ferramentas bioindustriais de sustentabilidade.

O congresso, dirigido a especialistas e interessados no novo setor bioindustrial, contou com sessões plenárias e mesas redondas, com a presença de oradores de renome, como Daniel Murta, líder da agenda mobilizadora InsectERA; Diogo Palha, da Thunder Foods – WP InFood; Ana Monteiro, da FeedInov – WP InFeed; e Vera Fernandes, da Auchan.

O SETOR BIOINDUSTRIAL

O primeiro painel abordou o tema “Insetos: Fonte de Saúde, Sabor e Sustentabilidade”. Já o segundo painel focou-se no tema “Muito mais do que proteína”, e o terceiro e último painel discutiu a Entomologia Industrial.

A Agenda Mobilizadora InsectERA, enquadrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), juntou players de toda a cadeia de valor, com o objetivo de explorar o potencial dos insetos como ferramentas bioindustriais e soluções de sustentabilidade. A InsectERA abrangeu todo o ciclo de inovação, desde a Investigação & Desenvolvimento até ao fabrico e comercialização de produtos, assente em métodos de produção tecnologicamente avançados.

O 1.º Congresso sobre insetos como ferramentas bioindustriais de sustentabilidade marcou um passo importante para a expansão deste novo setor, demonstrando o seu impacto na economia circular e no avanço das soluções sustentáveis.