Com o apoio da ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Baterias (RB) –, a GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos está a promover, na cidade de Borba, uma nova ação da sua Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UERRP). A iniciativa, que decorre até 19 de novembro, assinala a 5.ª edição deste projeto itinerante, totalmente gratuito, criado para facilitar o correto encaminhamento de resíduos que não devem ser colocados no lixo indiferenciado.
O objetivo passa por incentivar a população a entregar, de forma simples e segura, todos os resíduos considerados perigosos ou potencialmente nocivos para o ambiente e para a saúde pública. Estes materiais, quando depositados de forma inadequada, podem contaminar solos e águas, afetar a fauna e a flora e representar riscos acrescidos para trabalhadores de recolha de resíduos.
Entre os resíduos aceites encontram-se pilhas e baterias, lâmpadas, aerossóis, produtos de cosmética, pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, tintas, diluentes, vernizes, colas, óleos e outros produtos químicos de uso doméstico. Todos os materiais recolhidos serão posteriormente encaminhados para tratamento especializado e processos de valorização, contribuindo assim para a redução do impacto ambiental e para o cumprimento das metas nacionais e europeias de reciclagem.
A UERRP está instalada em Borba e funcionará de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 13h00 e das 13h30 às 16h30. A GESAMB sublinha que esta iniciativa pretende aproximar os serviços ambientais das populações e reforçar a importância da separação correta de resíduos, sensibilizando para práticas mais sustentáveis no quotidiano.

















