Depois do impasse das negociações do Tratado Global para os Plásticos, em Genebra, marcadas por profundas divergências e ausência de consenso, o Plastics Summit – Global Event (PSGE) 2025 afirma-se como um espaço único para refletir e avançar na gestão sustentável do plástico e dos resíduos em geral, sublinhando também a necessidade de uma verdadeira mudança comportamental, tanto individual como coletiva.
Sob o lema “Rumo a uma Nova Era de Sustentabilidade Responsável e Holística”, e após o sucesso alcançado na edição inaugural em 2022, o evento regressa a 6 de outubro, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, consolidando-se como uma referência internacional na área da sustentabilidade. O programa reunirá 32 oradores nacionais e internacionais, incluindo líderes empresariais, investigadores, decisores políticos, representantes de ONG’s, meios de comunicação e membros da sociedade civil.
UM COMPROMISSO COM A ECONOMIA CIRCULAR
Uma das componentes centrais do evento será novamente a constituição de um Expert Committee, com a missão de elaborar um novo “Position Statement”. Dando seguimento ao documento produzido em 2022, esta declaração reforçará o compromisso com a promoção da economia circular e da sustentabilidade ambiental, refletindo uma visão partilhada e inclusiva, com o objetivo de informar e influenciar políticas de sustentabilidade a nível local, nacional e internacional.
Com a participação prevista de mais de 1500 pessoas, o PSGE 2025 conta já com o apoio de mais de 60 patrocinadores e mais de 100 parceiros, entre instituições, órgãos de comunicação social e embaixadores.
O programa multissetorial combina debate, inovação e ação concreta, posicionando o Plastics Summit – Global Event como palco de soluções que promovem a transição justa, a economia circular e a cooperação internacional.
Organizado pela APIP – Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos, em parceria com as suas congéneres de Espanha (ANAIP), Brasil (ABIPLAST/ABIEF) e México (ANIPAC A.C.), o evento promete reunir em Lisboa centenas de especialistas e stakeholders para debater e agir em conjunto sobre os grandes desafios ambientais da atualidade.
O congresso decorrerá em inglês e disponibilizará tradução simultânea em português, espanhol, francês, mandarim e árabe, assegurando a inclusão de uma audiência verdadeiramente global.