A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens esteve presente no 7.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana – ENLU, na Alfândega do Porto. Sob o mote “Ruas sem lixo: As cidades que queremos”, o evento reuniu os principais agentes do setor da limpeza urbana em Portugal, incluindo autarquias, empresas municipais, entidades estatais, instituições de ensino e de investigação, e outros especialistas, para debater os principais desafios e oportunidades do setor em áreas cruciais como o financiamento e investimento, a transição energética ou a adoção de novas tecnologias.
No dia 7 de julho, o Diretor-Geral da Novo Verde, Pedro Simões, participou no painel “Quem paga a Limpeza Urbana: dos produtores às autarquias”. Este debate, contou com a presença da APA, da ALU e das restantes entidades gestoras de resíduos de embalagens, sendo uma oportunidade para refletir sobre esta temática que que abrange vários intervenientes.
A propósito do tema, o Diretor-Geral da Novo Verde afirmou que “para atingirmos as ambiciosas metas de reciclagem, cada embalagem conta. É fundamental que todos os intervenientes – entidades gestoras, sistemas de gestão de resíduos urbanos, municípios e entidades oficiais – trabalhem em conjunto para oferecer ao consumidor um sistema de recuperação e de reciclagem de embalagens cada vez mais eficiente e transparente. Acreditamos que, a oportunidade que este encontro oferece, para a realização de uma reflexão conjunta, apontará soluções que contribuirão garantidamente para o cumprimento das metas de reciclagem que o país terá de enfrentar nos próximos 5 anos”.
Além da participação na conferência, a Novo Verde esteve também presente na área de exposição do evento, com um stand, sensibilizando para o correto encaminhamento de resíduos de embalagem.















