GAL Costeiro Litoral Norte abre candidaturas a dois avisos do MAR 2030 para dinamizar a Economia Azul e a valorização dos produtos do mar

gal-costeiro-mar-essencia-ambiente

Abriram as candidaturas a dois novos avisos promovidos pelo GAL Costeiro do Litoral Norte, no âmbito do Programa MAR2030. As iniciativas estão orientadas para a inovação empresarial na Economia Azul e para a valorização do pescado e dos circuitos curtos na região.

“Inovação e Empreendedorismo Azul” (MAR2030-2025-40)

Beneficiários: Instituições de ensino superior, empresas e cooperativas.

Âmbitos: projetos inovadores (incluindo investigação aplicada) em energias marítimas renováveis, construção e reparação naval e aquicultura, entre outros eixos de empreendedorismo e emprego.

“Do Mar ao Prato” (MAR2030-2025-39)

Beneficiários: Instituições de ensino superior, centros de investigação, autarquias, associações sem fins lucrativos, cooperativas e empresas (setor público ou privado).

Âmbitos: valorização dos produtos da pesca, introdução de pescado em cadeias locais (ex.: cantinas), circuitos curtos de comercialização e desenvolvimento de novos produtos a partir de espécies menos valorizadas.

Ambos os avisos abrangem o território de intervenção do GAL Costeiro Litoral Norte, que inclui freguesias litorâneas e estuarinas dos concelhos de Valença, Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende, conforme lista infra:

  • Valença: U.F. de Valença, Cristelo Covo e Arão; São Pedro da Torre.
  • Vila Nova de Cerveira: U.F. de Campos e Vila Meã; Reboreda e Nogueira; Vila Nova de Cerveira e Lovelhe; Loivo; Gondarém.
  • Caminha: Lanhelas; Seixas; U.F. de Caminha (Matriz) e Vilarelho; U.F. de Moledo e Cristelo; Vila Praia de Âncora; Âncora.
  • Viana do Castelo: Afife; Carreço; Areosa; U.F. de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela; Darque; Anha; Chafé; Castelo do Neiva.
  • Esposende: Antas; U.F. de Belinho e Mar; U.F. de Esposende, Marinhas e Gandra; U.F. de Apúlia e Fão.

Recorde-se que, até 30 de setembro deste ano, o GAL Costeiro Litoral Norte já tinha lançado três avisos no âmbito do Programa MAR2030, destinados a apoiar projetos locais inovadores e sustentáveis, com impacto direto nas comunidades costeiras da região.