A Transdev Portugal, com o apoio das autoridades de transporte onde opera, vai disponibilizar viagens gratuitas, nos dias 21 e 22 de setembro. A iniciativa acontece no âmbito da 24ª edição da Semana Europeia da Mobilidade e tem como principal objetivo promover o transporte público como uma solução prática, económica e sustentável.
Esta iniciativa da Transdev decorre sob o mote “Venha Experimentar! Dia 21 e 22 é por nossa conta!” e abrange várias operações da empresa em Portugal, nomeadamente, Aveiro, CIM do AVE, CIM Beira Baixa, CIM do Cávado, Covilhã, CIM Viseu Dão Lafões, Famalicão, Trofa e Santo Tirso, CIM do Tâmega e Sousa, e Barcelos.
INICIATIVAS EM PROL DE HÁBITOS SUSTENTÁVEIS
Durante estes dois dias, os passageiros apenas terão de solicitar o bilhete a bordo para viajar gratuitamente. Mais do que uma oferta, esta é uma oportunidade para repensar hábitos de mobilidade, deixar o carro em casa e experimentar as vantagens do transporte público.
Ao fazê-lo, cada passageiro contribui não só para uma mobilidade mais sustentável, mas também para cidades e territórios com menos trânsito, menos emissões de CO₂ e uma melhor qualidade de vida para todos. Para os utilizadores com passe mensal, basta efetuar a validação habitual, uma vez que o valor do passe já contempla o período.
A escolha dos dias da campanha foi estratégica: o domingo, um dia de lazer em família, incentiva deslocações em conjunto; a segunda-feira, o Dia Europeu Sem Carros, permite experimentar o transporte público no dia-a-dia, para ir para o trabalho, para a escola, às compras ou a outros serviços.
Para Sérgio Soares, CEO da Transdev Portugal, “Na Transdev acreditamos que só em conjunto — operadores, autoridades e cidadãos — conseguimos tornar o transporte público cada vez melhor, mais qualitativo, frequente, inclusivo e relevante para a equidade entre cidadãos e para o desenvolvimento de Portugal. Esta campanha, pensada principalmente para quem ainda não usa o transporte coletivo, é um convite a experimentar e descobrir como é prático, económico e conveniente. Esperamos que, no futuro, cada vez mais pessoas façam do transporte público a sua escolha de mobilidade, ajudando-nos a melhorar constantemente os serviços através de um círculo virtuoso onde mais oferta corresponderá a mais utilizadores e mais utilizadores originam mais exigência qualitativa e quantitativa tornando o sistema sustentável”.
Ao alinhar-se com a Semana Europeia da Mobilidade e com o Dia Europeu Sem Carros, a Transdev reforça a importância de repensar hábitos de deslocação e de investir num futuro em que o transporte coletivo seja uma opção cada vez mais atrativa, inclusiva e sustentável para todos.